"Manual de Ética - Questões de ética teórica e aplicada" tem lançamento nesta quinta-feira, dia 27.

Obra, editada em uma parceria entre a EDUCS e a Vozes, tem o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e reúne textos de 37 especialistas na área.

A crise de ética que atinge a sociedade contemporânea está na roda de conversas dos brasileiros. A multiplicação de denúncias de corrupção em todas as esferas da sociedade, envolvendo instituições públicas e privadas, denota o comportamento que foca em obter vantagem a qualquer custo. Diante desse cenário, o debate sobre ética se mostra mais oportuno do que nunca, "não apenas por ela ser a base fundamental da conduta do ser humano, mas também por ser alicerce para a construção da cidadania e para o próprio desenvolvimento", como aponta o patrocinador, no texto de apresentação da obra.

Um convite à reflexão
Servir de subsídio para a reflexão sobre essa realidade é a proposta do "Manual de Ética - Questões de Ética Teórica e Aplicada, que será lançado nesta quinta-feira, dia 27, às 19h, no auditório do Bloco E, na Cidade Universitária.

A obra é um resumo abrangente sobre ética, destinado à apresentação dos subsídios oferecidos pela cultura filosófica para análise de questões sobre o tema, bem como para orientação de decisões e condutas do cotidiano. Foi organizada dentro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia pelo seu coordenador, professor João Carlos Brum Torres, e conta com a colaboração de 37 especialistas vinculados a 20 instituições universitárias. A UCS é a responsável pelo projeto que, além do professor João Carlos, também é representada por outros membros de seus programas de pós-graduação. São eles: André Brayner de Farias, Everaldo Cescon, Idalgo José Sangalli, Itamar Soares Veiga, Jayme Paviani, José Carlos Köche, Paulo César Nodari e o reitor Evaldo Antonio Kuiava.

Com 760 páginas, a obra se divide em 32 capítulos, organizados pelos temas: Conceitos Fundamentais de Ética; Doutrinas Éticas; Questões de Ética Interdisciplinar; e Questões de Ética Aplicada.

Distribuição nacional
Pesquisador reconhecido nacional e internacionalmente, o professor José Carlos Brum Torres explica que o Manual de Ética se apresenta como rica fonte de referências para quem for confrontado com questões éticas complexas e que precise avaliá-las de maneira mais precisa. A obra contribui, ainda, para o ensino e para o entendimento da ética de forma geral. "Em âmbito nacional, havia carência de uma obra com esse perfil, que apresentasse o tema ética de forma ampla. O Manual cumpre as expectativas como fonte de consulta para o meio acadêmico, Conselhos de Ética e, ainda, para profissionais de todas as áreas".

Devido ao patrocínio do BNDES e com o intuito de ampliar o acesso ao conteúdo, em torno de 5,6 mil exemplares da obra serão distribuídos a universidades e bibliotecas públicas de todo o país.

O reitor Evaldo Antonio Kuiava, que no livro assina o artigo "Ética da alteridade", destaca que a publicação do Manual de Ética está em sintonia com a missão da Universidade, que prima pela formação humana. "O projeto coroa o esforço de pesquisa da área e é um exemplo concreto do posicionamento necessário às instituições universitárias contemporâneas que estabelecem parcerias públicas e com o setor produtivo", enfatiza.

A Universidade tem longa tradição na área filosófica, colocando nos currículos de todos os cursos de forma transversal, e mesmo como disciplina, a reflexão ética, fato que a destaca no cenário nacional das instituições de ensino superior. Além disso, a área de concentração do Mestrado em Filosofia é em ética, podendo o aluno optar pela linha dos conceitos fundamentais de ética ou pelos problemas interdisciplinares de ética.

Foto: João Carlos Brum Torres/acervo pessoal