Produção de professor do Centro de Ciências Humanas e da Educação vence concurso literário de Santa Maria.

Pesquisa antropológica que analisa o processo migratório de uma comunidade quilombola de Santa Maria foi transformada em livro, com lançamento marcado para a próxima edição da Feira do Livro de Santa Maria, em abril de 2015.

Cristiano Sobroza Monteiro, professor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, foi o vencedor do Concurso literário Lei do Livro, do município de Santa Maria (RS). A premiação valoriza obras que envolvem temáticas regionais ligadas à cultura santa-mariense. [ Saiba mais sobre o concurso. ]

O trabalho premiado teve base na tese de Dissertação de Mestrado do professor Cristiano. A pesquisa "Negros em terra de italianos: identidade, alteridade e migração no RS" aborda a migração de moradores da comunidade quilombola Arnesto Penna Carneiro, de Santa Maria, para Caxias do Sul.

O antropólogo começou a acompanhar o processo em 2006, quando os primeiros moradores, descendentes de escravos, passaram a se deslocar para a cidade serrana, até medos de 2012. Na época, constatou que entre 60 e 70 pessoas migraram em busca de melhores condições de vida, ocupando empregos da construção civil e indústria. Dentre os migrantes, moradores do quilombo e aqueles que possuíam vínculos de parentesco com os quilombolas, mas que não residiam propriamente no seio comunitário.

O trabalho do pesquisador transcorreu dentro da perspectiva da redefinição da identidade do grupo, inevitável pelo processo de migração. "Um dos pontos mais salientes da pesquisa trata de analisar o choque de realidade enfrentado pelos membros da comunidade quilombola, que precisavam interagir com a cultura dos italianos, sem perder sua própria identidade, mas sim redefinindo-a", explica.

Foto: Cleo Medeiros.