Defendida primeira dissertação do Mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais.

Trabalho propôs melhorias no uso e descarte de resíduos químicos de serviço de saúde

No último dia 27, ocorreu a primeira defesa de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais. Kira Lusa Manfredini defendeu o trabalho intitulado "Estado atual e proposta de melhorias no gerenciamento de resíduos de glutaraldeido, xilenos e formaldeído em um hospital escola e em um laboratório universitário de anatomia".

Kira explica que o objetivo da pesquisa foi analisar os resíduos mais gerados em instituições de saúde e de ensino e, com isso, propor melhorias na utilização e também no descarte mais seguro dessas substâncias. "Os resultados da minha dissertação podem ter aplicação nas próprias instituições de saúde e de ensino e servir de complemento para estudos em sala de aula", destaca.

O trabalho teve orientação do professor Dr. Irajá do Nascimento Filho, e co-orientação da Professora Dra. Vânia Schneider. A banca examinadora foi formada pelas professora Dra. Luciana Paulo Gomes (UNISINOS) e Dra. Nilva Lúcia Rech Stédile (UCS) e pelo professor Dr. Otávio Bianchi (UCS).

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais (Mestrado Profissional) teve seu funcionamento autorizado pela CAPES no segundo semestre de 2011, com enquadramento na área da Engenharias I - Engenharia Sanitária. O Mestrado é estruturado em três linhas de pesquisa: Química Ambiental e Biomonitoramento, Tecnologia Ambiental e Gestão Ambiental.