Comissão Própria de Avaliação é reestruturada e amplia número de representantes.

Além do Procurador Institucional, Comissão terá na sua composição 39 membros, que representam a comunidade interna e externa da Universidade.

Desde 2004, com a criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no Brasil, as Instituições de Ensino Superior passaram a contar com uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), encarregada de supervisionar os processos internos de autoavaliação, analisar e aprovar relatórios de autoavaliação e participar dos processos de avaliação dos cursos conduzidos pelo MEC. A Comissão é composta por representantes de alunos, professores e funcionários e também por representantes da comunidade externa.

Na UCS, a CPA tem o apoio do Setor de Avaliação Institucional, ligado à Assessoria de Planejamento e Orçamento, para colocar em prática os processos de avaliação. Para o professor Marcos Eduardo Casa, membro da CPA, "a reestruturação que está em andamento aumenta significativamente o número de representantes na CPA – serão ao todo 40 membros. Isso possibilitará que todas as unidades universitárias tenham suas próprias subcomissões, com a finalidade de fazer o acompanhamento local dos resultados das avaliações e das ações que contribuem para uma melhoria contínua das condições de ensino e de aprendizagem na nossa Instituição".

Pela Portaria n° 390 do Gabinete do Reitor, que reestrutura a CPA da UCS, a representação será distribuída da seguinte forma:
12 representantes do corpo docente, sendo cinco do Campus-Sede e sete das unidades fora da Sede;
nove representantes do corpo discente, sendo dois do Campus-Sede e sete das unidades fora da Sede;
nove representantes do corpo técnico-administrativo, sendo dois do Campus-Sede e sete das unidades fora da Sede;
nove representantes da sociedade civil organizada.

Sobre a participação de representantes da comunidade externa na composição das CPA, o professor Marcos Casa explica que esse é um fator "que tem contribuído em muito para uma melhor interação entre a Universidade e a sociedade local".

Atribuições
São atribuições da CPA: estabelecer as diretrizes para os processos de autoavaliação da Instituição; supervisionar os processos internos de autoavaliação com o Setor de Avaliação Institucional; analisar e aprovar relatórios e outros textos avaliativos sistematizados pelo Setor de Avaliação Institucional; reunir-se com as Comissões Externas de Avaliação e colaborar com seu trabalho.