Curso de Ciências Contábeis oferece orientação sobre o Imposto de Renda de Pessoas Físicas.

Atendimento gratuito será de 6 a 8 de abril, das 14h às 17h no saguão do Bloco J, na Cidade Universitária.

Profissionais da área da contabilidade irão prestar informações gratuitas sobre o Imposto de Renda para Pessoas Físicas entre os dias 6 e 8 abril, das 14h às 17h, no saguão do Bloco J da Cidade Universitária, durante o Ciclo Orientativo "Declare Certo".

A iniciativa é do curso de Ciências Contábeis através do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), em parceria com o Sescon Serra Gaúcha, Sincontec, CRC/RS, FENACON e Delegacia da Receita Federal. "A proposta é atender e orientar as pessoas que têm dúvidas sobre o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física 2015, evitando erros e omissões", explica a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Marlei Salete Mecca.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), órgão vinculado ao curso de Ciências Contábeis e ao Centro de Ciências Sociais, é articulador de ações extensionistas voltadas para a comunidade interna e externa, que orienta e esclarece dúvidas relacionadas ao CPF, CNPJ, Imposto de Renda Pessoa Física, Certidões Negativas, MEI (Microempreendedor Individual) e Simples Nacional. Também orienta contribuintes de baixa renda (até três salários mínimos nacionais), pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos, que de outro modo não teriam acesso a essas informações.

Na prestação de serviços à comunidade, o NAF também auxilia os acadêmicos do curso a lidar com situações concretas e que são estudadas em sala de aula, exercitando a prática da atividade profissional nos atendimentos realizados com a orientação de um professor do curso. "Dentro da concepção de que o papel da educação superior é formar e preparar o aluno para o exercício da cidadania e do pensamento crítico, o NAF busca capacitar os estudantes para assumir responsabilidades sociais e profissionais de forma competente", afirma a coordenadora.

O NAF foi criado a partir de uma parceria com a Secretaria da Receita Federal do Brasil em Caxias do Sul. Para usufruir dos serviços, basta entrar em contato e agendar horário através do e-mail naf@ucs.br ou pelo telefone (54) 3218-2753.