Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais recebe Prêmio VALE-CAPES de Ciência e Sustentabilidade.

Cerimônia de premiação será na próxima segunda-feira, dia 11, em Brasília.

A mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais, Fabiana Zarpelon, acompanhada pelo seu orientador professor Marcelo Giovanela, receberá na próxima segunda-feira, dia 11, na sede da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em Brasília, menção honrosa no Prêmio VALE-CAPES de Ciência e Sustentabilidade.

A premiação deve-se à sua dissertação de Mestrado "Preparação, caracterização e aplicação de filmes finos de PAH/PAA com nanopartículas de prata no tratamento microbiológico de efluentes industriais para reuso", defendida em 2013 no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais. Para realizar sua dissertação, Fabiana teve a orientação do professor Marcelo Giovanela e a coorientação da professora Janaina da Silva Crespo. Atualmente, Fabiana dá continuidade aos seus estudos de pós-graduação como aluna do Doutorado em Engenharia e Ciências dos Materiais.

Saiba mais sobre o trabalho premiado.

A escolha em desenvolver seu trabalho de mestrado na área ambiental – e mais especificamente com o tratamento de efluentes – foi motivada, segundo Fabiana, "pela necessidade que atualmente a sociedade tem em criar mecanismos para o reaproveitamento da água, mediante tratamento e tendo em vista que considero essa, uma causa humanitária, uma questão de sobrevivência".

Conforme o professor Marcelo Giovanela, "os resultados obtidos durante os ensaios com o efluente foram tão surpreendentes que acabaram culminando no depósito de pedido de uma patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (BR 102014008755-9, Filme Bactericida, Processo de Preparação do Mesmo e Método de Tratamento de Efluente e na submissão de um artigo no periódico internacional Journal of Water Process Engineering da Elsevier, que é uma das mais antigas e conceituadas casas editoriais do mundo nas áreas de Ciência, Tecnologia e Áreas da Saúde".

O prêmio VALE-CAPES selecionou quatro teses de doutorado e quatro dissertações de mestrado, todas apresentadas em 2013, que trazem ideias, soluções e processos inovadores para questões estratégicas, como redução do consumo de água e energia, redução de gases do efeito estufa (GEE), aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos e tecnologia socioambiental com ênfase no combate à pobreza.

Foto: Claudia Velho.