Viagem de estudos a Brasília aproxima acadêmicos de Direito da Região das Hortênsias da realidade política e jurídica brasileira.

Acadêmicos foram recebidos pelo vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Ferreira Mendes.
Acadêmicos foram recebidos pelo vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Ferreira Mendes.

O grupo de acadêmicos, acompanhado pelo coordenador do curso, professor Guilherme Dettmer Drago, participaram de sessões no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Supremo Tribunal Federal (STF), visitaram o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados, e os principais monumentos históricos de Brasília.

O curso de Direito do Campus Universitário da Região das Hortênsias promoveu uma viagem de estudos a Brasília com seus acadêmicos. O objetivo da viagem foi proporcionar aos estudantes a vivência in loco dos conteúdos teóricos ministrados em sala de aula.

Durante a viagem, os acadêmicos participaram de sessões de julgamentos no Tribunal Superior Eleitoral, onde foram recebidos pelo vice-presidente Gilmar Ferreira Mendes e pelo ministro Teori Zavascki. Participaram, ainda, de uma sessão plenária no Supremo Tribunal Federal, onde também foram recebidos pelo ministro Marco Aurélio Mello, que fez uma breve explanação sobre o funcionamento do Tribunal. Eles também tiveram a oportunidade de visitar as dependências do Palácio da Alvorada, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e do Tribunal de Contas da União.

Visita às dependências do Palácio da Alvorada.
Visita às dependências do Palácio da Alvorada.
Ministro Marco Aurélio Mello conversa com os estudantes no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal.
Ministro Marco Aurélio Mello conversa com os estudantes no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal.
Visita ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Visita ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

O professor Guilherme Drago, que acompanhou o grupo, explica que "as questões culturais, fundamentais para a formação dos universitários, também foram abordadas, pois os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a história de Brasília, visitando seus marcos históricos e principais atrativos turísticos, como o Museu Juscelino Kubitschek, a Catedral Metropolitana, o Santuário Dom Bosco e a Ponte JK".

Integração, aprendizado e conhecimento sobre a realidade do país
Entusiasmada com os resultados da viagem, a bacharelanda Bianca Masotti Cardoso, "a viagem a Brasília foi uma grande oportunidade para os acadêmicos do Direito, tendo em vista que as visitas técnicas aos principais órgãos da Justiça aproximaram os alunos da realidade jurídica, do funcionamento de cada órgão, possibilitando o crescimento dos estudos e da cultura de cada estudante, já que Brasília é o foco jurídico do país".

Para o acadêmico Maicon Resser a viagem foi "um tempo de integração entre os estudantes e também de muito aprendizado". Já para a estudante Lisiane Campana, "a viagem a Brasília trouxe um denso aprendizado, proporcionando-nos a possibilidade de estudarmos um pouco da nossa história com o contato físico/visual de relevantes fontes históricas".

Para a acadêmica Bruna Abreu, "a viagem foi muito proveitosa, no sentido de que tivemos a oportunidade de ver ao vivo o que tanto ouvimos nas aulas. Conhecer de perto os Tribunais e o Congresso Nacional foi uma experiência única e que fará bastante diferença daqui pra frente".

Para o coordenador do Curso de Direito, Professor Guilherme Dettmer Drago, "atividades como esta são de fundamental importância para a formação do acadêmico e já estamos organizando outras viagens ainda para este ano. E a meta é, no ano que vem, fazermos uma viagem ao exterior. Com certeza todos ganham com estas experiências".

A diretora do Campus Universitário da Região das Hortênsias, professora Margarete Fátima Lucca, apoia a iniciativa e afirma que "a Universidade mostra seu diferencial em atividades como esta. A busca da excelência perpassa por conhecimentos práticos. Acredito que a viagem alcançou seu objetivo, tendo em vista o entusiasmo com que os acadêmicos que participaram da viagem estão relatando suas vivências e aprendizagens".


Campus Universitário da Região das Hortênsias sediará Fórum Nacional das Comissões da Diversidade Sexual da OAB.

Dentro do contexto de inserção na comunidade da Região e de colaboração irrestrita a causas de interesse público e social, o Campus Universitário da Região das Hortênsias sediará a IV edição do Fórum Nacional das Comissões da Diversidade Sexual da OAB, que é promovida por meio da Comissão Especial da Diversidade Sexual (CEDS) da Ordem dos Advogados do Brasil.

O evento será realizado nos dias 28 e 29 de maio, na sede do Campus em Canela (Rua Rodolfo Schlieper, nº 222, Centro) e as inscrições já estão abertas. Mais informações podem ser obtidas diretamente no setor de Educação Continuada do Campus ou através do telefone (54)3282-5216 (tarde e noite).

Além da participação de 14 Comissões da Diversidade Sexual de subseções da OAB/RS, e do presidente da seccional, Marcelo Bertoluci, já confirmaram presença comitivas do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraíba, Rondônia, Amazonas, Distrito Federal, Goiás e Santa Catarina. A realização do evento conta com o apoio das subseções da OAB de Canela/Gramado e Taquara/Parobé/Rolante/Riozinho.

Serão debatidos temas como a diversidade em ambiente corporativo, o movimento e as causas LGBTI. Além disso, será lançado o E-book "Direito e multiplicidade: novas cores que integram o ordenamento jurídico brasileiro: artigos e fotos", elaborado pela Comissão da Diversidade Sexual da OAB nacional.

Para a Presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB, professora Daniela de Oliveira Miranda, "o Fórum Nacional das Comissões Especiais da Diversidade Sexual da OAB é de grande importância, na medida em que existe um esforço nacional em combater a homofobia no país, bem como à discriminação de quaisquer direitos e garantias fundamentais. Além disso, o fato do Fórum ocorrer dentro da Universidade de Caxias do Sul, faz com que haja maior envolvimento acadêmico e comunitário nas questões relativas à Diversidade Sexual e à necessidade de vivermos em um mundo mais tolerante", ressalta.

A diretora do Campus Universitário da Região das Hortênsias, Margarete Fátima Lucca, explica que "um Fórum desta magnitude engrandece o debate sobre um tema extremamente relevante no cenário nacional. A UCS, como instituição de ensino que forma agentes multiplicadores de saberes, não poderia deixar de participar e contribuir com este evento".

Fotos: Acervo do CAHOR