Café e Economia: debate sobre a terceirização do trabalho no Brasil.

O curso de Ciências Econômicas realiza, nesta quinta-feira, dia 14 de maio, às 18 horas, a 26ª edição do Café e Economia, que abordará o tema "A Terceirização sob Diferentes Enfoques". O evento ocorre no bloco J da Cidade Universitária, na Sala Sincontec, e vai debater o Projeto de Lei 4330/04 e suas consequências.

A proposta, que já foi aprovada na Câmara dos Deputados e aguarda o parecer do Senado, regulamenta a terceirização do trabalho no Brasil. Defensores da medida acreditam que ela trará mais empregos, já que novas contratações teriam menos custos, e regularizará a situação de trabalhadores que já são terceirizados. No entanto, alguns setores da sociedade apontam que a lei pode desorganizar o mercado de trabalho por permitir que uma empresa terceirize todas as suas atividades e, eventualmente, diminuir a força dos sindicatos.

Participam do debate a professora Ramone Mincato, socióloga e pesquisadora do Observatório do Trabalho da UCS; o professor Ivan Tomasi, advogado e docente de Direito do Trabalho da UCS; Paulo Ricardo dos Santos, coordenador da Comissão de Relações do Trabalho do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) e gerente de RH da Agrale; e a professora Jaqueline Corá, economista e coordenadora do curso de Ciências Econômicas.