Obra de docentes da Instituição subsidiará projeto para desenvolvimento de cidades sustentáveis.

Conhecimentos sobre zoneamento ambiental servirão de base para iniciativas de Ministérios na criação de mecanismos para a formação urbana sustentável a longo prazo, e terão acompanhamento de docentes da Universidade.

O livro Zoneamento Ambiental como Plataforma de Planejamento da Sustentabilidade, de autoria dos professores Adir Ubaldo Rech e Adivandro Rech, lançado pela EdDUCS em 2013, será utilizado pelo Ministérios do Meio Ambiente e das Cidades. Segundo o professor Adir Ubaldo Rech, que também responde pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito, a obra será utilizada como parte da fundamentação do projeto de construção de cidades sustentáveis, conduzido por ambas as Pastas. "O primeiro contato com a pesquisa foi feita por técnicos do Ministério do Meio Ambiente, que tiveram acesso ao livro. Posteriormente, foram mantidos novos contatos e entrevistas pelos técnicos da pasta", explica o docente, referindo-se ao processo de escolha do livro para integrar o projeto.

O projeto, que trata da criação de mecanismos para a formação urbana sustentável a longo prazo, preocupa-se, conforme o professor, em ampliar os instrumentos jurídicos vigentes para uma política de planejamento mais efetiva na solução dos problemas das atuais cidades brasileiras. "Nesse sentido, o livro oferece fundamentação científica para a criação de leis que sejam efetivas na construção de cidades realmente sustentáveis", destaca.

Ainda conforme Rech, o Ministério deve encaminhar convites aos professores responsáveis pela obra para atuar na capacitação dos técnicos e gestores do Ministério das Cidades. Além disso, ele e o professor Adivandro, docente da graduação do curso e secretário Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul, atuarão como pesquisadores-chave para assessorar a construção dos projetos relacionados ao tema.