Projeto Ler e Escrever o Mundo: a esperança na luta para garantir o direito à educação de jovens e adultos.

Livro Políticas e Práticas de EJA em Caxias do Sul: Dimensões Históricas e Culturais, de autoria da professora Nilda Stecanela

Evento de apresentação do livro sobre as políticas e práticas de Educação de Jovens e Adultos em Caxias do Sul encerra a execução do Projeto desenvolvido por professores e pesquisadores do Centro de Ciências Humanas e da Educação, em parceria com prefeituras municipais e o financiamento do Ministério da Educação. Experiência envolveu centenas de professores da educação básica e reafirma a esperança de que é possível, sim, criar uma escola de qualidade para todas as pessoas.

Com a apresentação, na noite desta quarta-feira (13), do livro "Políticas e Práticas de EJA em Caxias do Sul: Dimensões Históricas e Culturais", de autoria da professora Nilda Stecanela, a Universidade de Caxias do Sul encerrou simbolicamente as atividades do "Projeto Ler e Escrever o Mundo: a EJA no Contexto da Educação Contemporânea", realizado nos últimos quatro anos, com recursos do Ministério da Educação (através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - Secadi, e do Departamento Educação de Jovens e Adultos - Dpeja) em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul (através da Secretaria de Educação) e com as demais secretarias de Educação da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE).

Acesse as publicações do projeto

Cadernos do EJA 1: Fundamentos de EJA
Cadernos do EJA 2: Juventude urbana, cultura e EJA
Cadernos do EJA 3: Ler e Escrever na Educação de Jovens e Adultos
Cadernos do EJA 4: Práticas de EJA

Coletânea: Ler e Escrever o Mundo: A EJA no Contexto da Educação Contemporânea
Livro: Políticas e práticas de EJA em Caxias do Sul: dimensões históricas e culturais

Balanço final de um projeto voltado para melhorar a educação de jovens e adultos.

O evento, que contou com a presença do reitor Evaldo Kuiava e de representantes das secretarias de Educação dos municípios, teve a participação dos egressos dos cursos de Especialização e Extensão realizados ao longo do Projeto. No total, 476 professores da educação básica puderam potencializar sua atuação através da participação em cursos e eventos realizados no âmbito do Projeto. Além da formação continuada de professores da educação básica das redes pública e privada, o projeto resultou em 97 projetos de pesquisa - no âmbito do Centro de Ciências Humanas e da Educação, no Observatório da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação -, 4 cadernos de EJA, 11 videoaulas, uma coletânea de textos, e o livro "Políticas e Práticas de EJA em Caxias do Sul: Dimensões Históricas e Culturais" lançado na noite de ontem. O projeto foi realizado através de convênio firmado entre a UCS e o Ministério da Educação, que investiu 400 mil reais para o desenvolvimento do Projeto.

Livro Políticas e Práticas de EJA em Caxias do Sul: Dimensões Históricas e Culturais, de autoria da professora Nilda Stecanela Livro Políticas e Práticas de EJA em Caxias do Sul: Dimensões Históricas e Culturais, de autoria da professora Nilda Stecanela

Na mesa, a professora Terciane Ângela Luchese, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, a professora Sandra Mariz Negrini, diretora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul, o reitor Evaldo Kuiava, e a autora do livro e coordenadora do "Projeto Ler e Escrever o Mundo: a EJA no Contexto da Educação Contemporânea", professora Nilda Stecanela. Na foto à direita, o professor Sérgio Haddad que acompanhou a execução do Projeto desde a fase de planejamento.

Educação de qualidade para jovens e adultos é um direito humano e não apenas um serviço.

No prefácio do livro, Sérgio Haddad, doutor e mestre em História e Sociologia da Educação pela USP, assessor da Ação Educativa, diretor-presidente da Fundação Fundo Brasil de Direitos Humanos, membro do Conselho Internacional da Educação de Adultos, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, e consultor do Projeto, destaca:
- "Há sinais que apontam para a esperança. Pesquisar e conhecer estas novas experiências ajudam a mostrar que há caminhos possíveis. Um destes sinais é o trabalho realizado pelo Projeto Ler e Escrever o Mundo: a EJA no Contexto da Educação Contemporânea, no qual este livro se insere como um dos seus produtos. O número considerável de publicações, resultantes de pesquisas, vídeos, trabalhos de estudantes, disciplinas, palestras, curso de fomação básica e em serviço, que se produziu em torno deste projeto, impressiona. Também impressiona a forma como a Universidade e o poder público, através da Secretaria da Municipal da Educação e outras, se aproximam para colaborarem entre si, por um lado ofertando o trabalho de pesquisa, ensino e extensão, por outro, abrindo suas portas para ceder o tempo dos seus professores, com seus conhecimentos e práticas. O que une os interesses destas instituições é a preocupação com aquilo que é central no projeto: oferecer aos jovens e adultos uma educação de qualidade pensada como um direito humano, e não como uma ação assistencial, reduzindo o direito a um serviço".

O professor Sergio Haddad, juntamente com as professoras Terciane Ângela Luchese, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Sandra Mariz Negrini, diretora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul, e Kátia Regina Ricardo, vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Corona, que participa do livro como entrevistada devido à sua atuação como articuladora pedagógica da EJA em Caxias do Sul, no período abrangido pela pesquisa que deu origem ao livro, fizeram a apresentação da obra, com depoimentos emocionantes sobre o papel dos professores, das escolas, da universidade e do poder público, na oferta de ensino de qualidade para jovens e adultos privados desse direito essencial. A professora Sandra Negrini, falando em nome da Secretaria Municipal de Educação, definiu aquele momento, como um marco. "Ter participado de todos os cursos e eventos do projeto, é de uma riqueza imensa, não só para os nossos professores, mas para toda a sociedade que é beneficiada com essas ações". Ao agradecer à Universidade e ao Governo Federal pela realização do Projeto que envolveu grande parte dos professores da rede municipal, ela afirmou que essa experiência "nos ajudou a ver, a sentir e a compreender melhor as nossas práticas em sala de aula, no sentido de tornar a vida mais leve e melhor para todas as pessoas".

O reitor Evaldo Kuiava também deu seu depoimento. Em 2008, ele participou das primeiras reuniões, no então Centro de Filosofia e Educação, para preparar a proposta a ser submetida ao MEC. Satisfeito com os resultados do projeto, o reitor agradeceu à equipe pelo trabalho. "Esse esforço valeu e está valendo pelo compromisso social voltado para a erradicação do analfabetismo em nosso país".

Livro Políticas e Práticas de EJA em Caxias do Sul: Dimensões Históricas e Culturais

Emocionada, a coordenadora do projeto, professora Nilda Stecanela, fez um balanço dos principais resultados alcançados pela equipe que esteve à frente do projeto, destacando a interação com as secretarias municipais da Educação. "Os espaços da UCS acolheram mais de 400 professores para a formação nos cursos de extensão, de aperfeiçoamento e de especialização em EJA e, na mesma direção, o cotidiano das escolas com EJA se fez presente na Universidade, através das reflexões geradas no contexto das disciplinas dos cursos e dos projetos de pesquisa aqui desenvolvidos. Um acervo significativo de fontes foi construído, alimentando a reflexão de muitas pesquisas, inclusive a que deu origem ao livro apresentado aqui nesta noite, e a duas dissertações de Mestrado, podendo vir a alimentar ainda outros projetos com outros focos". Sobre o livro, ela explica que a obra não tem a pretensão de esgotar-se em si mesma numa dimensão de "narrar a história" da EJA em Caxias do Sul, antes pelo contrário. Trata-se de uma tentativa de descrever e narrar o cotidiano da EJA de uma rede pública municipal de ensino, sublinhando rupturas, permanências, ausências e surpresas. "Nosso desejo é fortalecer e consolidar a EJA em Caxias do Sul como um campo de militância - pedagógica, política e científica - entrelaçando a reflexão em torno e por dentro das políticas, das práticas e da pesquisa na direção da efetivação dos direitos humanos, do direito à educação e do direito à aprendizagem".

O livro "Políticas e Práticas de EJA em Caxias do Sul: Dimensões Históricas e Culturais" foi publicado pela EDUCS e será distribuído a escolas e instituições envolvidas com a educação de jovens e adultos.

Fotos: Claudia Velho