Universidade participa das comemorações alusivas aos 140 anos da Imigração Italiana no RS.

Dia 20 de maio é o Dia Estadual da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul e, este ano, a data teve uma comemoração especial, ela marcou também o aniversário de 140 anos da chegada dos primeiros imigrantes a Nova Milano, hoje Distrito do município de Farroupilha, e deu início a uma série de comemorações que se estendem pelo estado.

Na Universidade, de 7 a 10 de junho, dois eventos acadêmicos de abrangência nacional e internacional abordarão o tema da imigração e colonização italiana. Desde 1975, quando se comemorou o centenário da chegada dos imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul, esse tem sido um tema de estudos e de interesse de pesquisadores da Instituição, que, entre outras atividades, têm se dedicado ao levantamento dos bens e valores culturais das comunidades rurais da região, como ponto de partida para o resgate, a preservação e a valorização da cultura da imigração italiana. Além da criação do Fórum de Estudos Ítalo Brasileiros, que já está na 12ª edição, e do Instituto de Memória Histórica e Cultural, a Universidade, através de seus programas de pós-graduação, realiza uma série de estudos e pesquisas em parceria com outras IES e centros de pesquisa.

Marco zero da imigração italiana
A cidade de Farroupilha, mais especificamente o Distrito de Nova Milano - onde, em 20 de maio de 1875, se instalaram as três primeiras famílias de imigrantes oriundos da região da Lombardia -, foi o local escolhido para abrir as comemorações oficiais, por ser o marco zero e o berço da colonização Italiana no Rio Grande do Sul. A programação, realizada na manhã de ontem, foi uma promoção conjunta do Consulado da Itália em Porto Alegre, da Prefeitura Municipal de Farroupilha, do Círculo Cultural Ítalo Brasileiro de Farroupilha e o Círculo Cultural Italiano de Caxias do Sul. Às 10 horas houve uma missa solene com a participação do Bispo Diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, seguida de uma cerimônia cívica, na qual o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta e Cônsul-Geral, Nicola Occhipinti, prestaram homenagem aos primeiros imigrantes que chegaram àquela localidade 140 anos atrás. Ao final, um almoço festivo reuniu os convidados, que também assistiram à apresentação de grupos da comunidade voltados para a divulgação da cultura e das tradições da imigração italiana.

O reitor Evaldo Kuiava e o chefe de Gabinete Gelson Leonardo Rech representaram a Universidade nos eventos de ontem pela manhã no Distrito de Nova Milano.

Nas fotos acima, o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta; o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves; e o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti; e o reitor Evaldo Kuiava registram o momento de celebração. Ao centro, o prefeito Claiton Gonçalves saúda os convidados. E, para encerrar, todos em volta de uma mesa, grande e farta, como manda a tradição perpetuada ao longo dos últimos 140 anos.

Fotos: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Farroupilha