Com trabalho desenvolvido no Ensino Médio, acadêmica da UCS vence a 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista.

Joana Meneguzzo Pasquali atualmente cursa Engenharia de Materiais e recebeu premiação graças ao trabalho denominado "Detectox", desenvolvido no ano passado.

A acadêmica do curso de Engenharia de Materiais Joana Meneguzzo Pasquali, 17 anos, está entre os vencedores da 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista, que neste ano teve como tema a "Segurança Alimentar e Nutricional". Chamado Detectox, o projeto consiste numa fita indicadora que, conforme mudanças na sua coloração, identifica a presença de substâncias tóxicas no leite UHT.

Joana participou do Prêmio Jovem Cientista por meio do Colégio Mutirão de São Marcos e garantiu o primeiro lugar na categoria estudante do Ensino Médio. Na Universidade, além de estar no primeiro semestre do curso de Engenharia de Materiais, ela participou, em 2014, do Programa Encorajando Meninas em Ciência e Tecnologia. Ainda no ano passado, ela ficou em segundo lugar com o projeto Detectox na Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio da Serra Gaúcha (MostraSeg), que integra o projeto Engenheiros do Futuro - EngFut/UCS. Pelo resultado, a acadêmica acabou levando o projeto à Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec).

O anúncio dos vencedores aconteceu nesta quinta-feira, dia 21 de maio, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília. Em entrevista, Joana falou sobre os conhecimentos prévios para a elaboração do projeto. "Eu investiguei muito sobre o assunto, não era um conhecimento que eu já tinha. A participação no EngFut me influenciou e despertou meu interesse pela ciência e tecnologia".

Para a produção do trabalho vencedor, Joana recebeu a orientação da professora do Mutirão Andréia Michelon Gobbi, que, na UCS, desenvolve projeto de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Além de Andreia, a aluna de São Marcos também teve como orientadora a professora Ísis Pires de Lima.

Foto: divulgação CNPq