Instituto de Saneamento Ambiental entrega equipamentos à escola Ítalo João Balen.

Material possibilitará a realização de aulas práticas de educação ambiental voltadas para a preservação dos recursos hídricos do município.

O Instituto de Saneamento Ambiental desenvolve, desde novembro do ano passado, atividades com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ítalo João Balen, no bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de preservação dos recursos hídricos.

As ações educativas de sensibilização ambiental realizam-se no âmbito do "Programa de monitoramento participativo da qualidade de água na região urbana de Caxias do Sul (RS): o uso de macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores - Proposta de iniciação científica no Ensino Fundamental" e têm o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), envolvendo alunos e professores da escola. A ideia é disseminar informações técnico-científicas relacionadas aos estudos ambientais que o Instituto realiza, em especial aqueles relacionados ao monitoramento e avaliação da qualidade das águas dos rios urbanos do município de Caxias do Sul, despertando a curiosidade e o interesse dos estudantes pelas ciências ambientais.

Na próxima quarta-feira, dia 27 de maio, às 9 horas, na escola Ítalo João Balen, ocorrerá a entrega dos equipamentos adquiridos com recursos da Fapergs, os quais poderão ser utilizados no ambiente escolar. Serão entregues notebooks e pen drives, a serem utilizados nas atividades de pesquisa; estereomicroscópios, para a análise de macroinvertebrados bentônicos; e equipamentos para a medição de pH, condutividade e oxigênio dissolvido em águas superficiais, para as análises da qualidade das águas nas atividades de campo.

O projeto trata dos temas que abrangem a conservação da biodiversidade, a distribuição e utilização da água na biosfera, coleta e destino adequado de resíduos, qualidade da água através de parâmetros físicos, químicos e biológicos, enfatizando a bacia hidrográfica como unidade de estudos. São realizadas oficinas, palestras e atividades de campo com alunos do Ensino Fundamental, iniciando-os nas atividades de pesquisa no âmbito da ecologia.