OAB homenageia Universidade com o selo "honoris causa" pela valorização da diversidade sexual.

Fórum Nacional das Comissões da Diversidade Sexual da OAB realiza-se na sede do Campus Universitário da Região das Hortênsias, nos dias 28 e 29 de maio.

O pró-reitor Acadêmico, professor Marcelo Rossato, representará a Universidade de Caxias do Sul, durante a solenidade da 4ª edição do Fórum Nacional das Comissões da Diversidade Sexual da OAB, em que a Instituição será homenageada com a entrega do selo "honoris causa" pela valorização da diversidade sexual. A distinção será entregue pela Dra. Maria Berenice Dias, presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB.

A outorga do Selo tem como objetivo o reconhecimento da OAB às organizações públicas e privadas, localizadas na região de responsabilidade da seccional ou subseção, que se comprometam a desenvolver programas, projetos e ações de promoção e valorização da diversidade sexual em seus negócios e/ou no ambiente de trabalho. Conforme o regulamento, é possível a concessão do selo "honoris causa" para pessoas físicas ou jurídicas que de alguma forma tenha promovido ou valorizado a diversidade sexual de forma relevante, como foi no caso da outorga para o Ministro Carlos Ayres Brito.

O evento
O Fórum Nacional das Comissões da Diversidade Sexual da OAB é uma promoção da Comissão Especial da Diversidade Sexual (CEDS) da Ordem dos Advogados do Brasil e realiza-se na sede do Campus Universitário da Região das Hortênsias, na cidade de Canela, nos dias 28 e 29 de maio.

Além das 14 Comissões da Diversidade Sexual de subseções da OAB/RS, e do presidente da seccional, Marcelo Bertoluci, participam comitivas do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraíba, Rondônia, Amazonas, Distrito Federal, Goiás e Santa Catarina. Na pauta, temas como a diversidade em ambiente corporativo, o movimento e as causas LGBTI. Também será lançado o e-book "Direito e multiplicidade: novas cores que integram o ordenamento jurídico brasileiro: artigos e fotos", elaborado pela Comissão da Diversidade Sexual da OAB nacional.

A diretora do Campus Universitário da Região das Hortênsias, Margarete Fátima Lucca, explica que "um Fórum desta magnitude engrandece o debate sobre um tema extremamente relevante no cenário nacional. A UCS, como instituição de ensino que forma agentes multiplicadores de saberes, não poderia deixar de participar e contribuir com este evento".