Orquestra Sinfônica apresenta concerto neste domingo em comemoração aos 140 anos da imigração italiana.

Neste domingo, dia 7 de junho, às 19 horas, a Orquestra Sinfônica e o Coro da UCS, juntamente com o Coro Sinfônico da OSPA e os solistas Susie Georgiadis (soprano) e Maicon Cassânego (tenor) sobem ao palco do UCS Teatro para abrir o IV Simpósio Internacional de Imigração e XII Fórum de Estudos Ítalo-Brasileiros.

A regência será do maestro Manfredo Schmiedt e a entrada é franca. Os eventos são comemorativos aos 140 anos da imigração italiana: no repertório, obras de compositores italianos com suas árias de óperas e canções ítalas:
Gioachino Rossini: Abertura da ópera Barbeiro de Sevilha.
Giuseppe Verdi: "La donna è mobile" da ópera Rigoletto.
Giuseppe Verdi: "Va pensiero" da ópera Nabucco
Giacomo Puccini: "O mio babbino caro" da ópera Gianni Schicchi
Ernesto De Curtis/Salvatore Cardillo/Eduardo di Capua: Fantasia Napolitana
Giuseppe Verdi: "Coro dos Ferreiros" da ópera Il Trovatore
Pietro Mascagni: "Intermezzo" da Cavalleria Rusticana
Teodoro Cottrau: "Santa Lucia"
Giacomo Puccini: "Vissi d’arte" da ópera Tosca
Giacomo Puccini: "Nessun dorma" da ópera Turandot
Ernesto De Curtis: "Non ti scordar di me"
Francesco Sartori/Lucio Quarantotto: "Con te partirò"
Giuseppe Verdi: "Brindisi" da ópera La Traviata
Bis: Giuseppe P. Turco/Luigi Denza: "Funiculi, Funicula".

Os convidados

Susie Georgiadis - Soprano, natural de Porto Alegre, reside e trabalha na Itália. Considerada pela critica italiana artista de grande sensibilidade e presença cênica magnética e dotada de uma voz maleável e aveludada. Artista eclética, o seu repertorio vai da ópera lírica até a música contemporânea, passando pela opereta Vienense e Húngara e pelo repertório brasileiro erudito.




Maicon Cassânego, tenor, nascido em Caxias do Sul, iniciou seus estudos de canto com a professora Marilene Carneiro aos 17 anos. Por diversos anos participou do Coro de Câmara Cant’Arte sob a regência da Maestrina Anita Campagnolo. Estudou canto lírico com a professora Lúcia Passos. Em 2012 ingressou no bacharelado em canto na UFRGS. Atuou como solista no Natal Luz de Gramado de 2012 com a Orquestra Sinfônica de Gramado; como solista com a Orquestra de Sopros de Caxias do Sul e com a Orquestra Sinfônica da UCS. Participou também como solista das apresentações das Vesperae Solennes de Confessore de Mozart com o Coro do Colégio Visconde de Porto Seguro sob a regência do maestro Sérgio Assumpção (São Paulo).

Fundado há mais de 40 anos, o Coro Sinfônico da OSPA é formado por cantores amadores que se dedicam para cantar grandes obras da literatura sinfônico-coral. Além de participações marcantes na programação da Ospa, o coro também realiza concertos com outras orquestras ou grupos instrumentais. O grupo é regido pelo maestro Manfredo Schmiedt e conta com o preparo vocal de Elisa Machado.

O Coro da UCS está em período de reconstrução e sua proposta atual está vinculada ao Setor de Desenvolvimento Cultural da instituição e alinhada às atividades da Orquestra Sinfônica da UCS. Trabalha com repertório à capela, de câmera e sinfônico, e tem como regente a maestrina Anita Bergmann Campagnolo.