Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais titula o centésimo mestre.

Michael Fernando Camilo apresentando sua dissertação no Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais

Com a defesa nesta quarta-feira (24) da dissertação de mestrado do engenheiro mecânico Michael Fernando Camilo (foto), a equipe responsável pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais comemora o centésimo profissional a obter o título de Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais.

Egresso do curso de Engenharia Mecânica da UCS, Michael apresentará o trabalho "Crescimento de trinca de fadiga no aço SAE 4140 sujeito a vibração forçada", que teve a orientação dos professores Maria Cristina Moré Farias e Alexandre Viecelli. Participam da banca, os Jeferson Gonçalves (FSG), Cláudio Antonio Perottoni (UCS), Alexandre Fassini Michels (UCS) e Márcio Ronaldo Farias Soares (UCS).

Crescimento pessoal e profissional
Segundo Michael, que atua como gerente industrial na metalúrgica Dallmac Ltda, "a realização do mestrado representou um grande crescimento pessoal e profissional, visto o aprendizado adquirido durante a pesquisa e também pelo conhecimento obtido dos professores do programa de pós-graduação". Ele explica que em seus estudos de Mestrado enfocou a fadiga em aços. "O processo de fadiga é caracterizado pela formação e propagação de uma trinca, até o rompimento completo do material. O foco foi o estudo dessa etapa de propagação, aplicando o principal modelo teórico existente, a chamada lei de Paris. Para isso, foi escolhido o aço SAE 4140, que é um aço comum para fabricação de componentes mecânicos. Buscou-se modificar as propriedades desse aço, assim como testá-lo em diversos níveis de carregamento gerados por vibração, analisando qual é o efeito desses fatores no tempo de vida do material".

Estudar a propagação de trincas geradas em aços beneficia, segundo Michael, "principalmente o setor metalúrgico, visto que diversos elementos mecânicos estão sujeitos a esse fenômeno, tais como eixos e engrenagens. Projetar um equipamento que resiste ao processo de fadiga é de extrema importância para a sua integridade, assim como para a segurança de quem o opera".

Consolidação do programa
Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais, professora Janaína da Silva Crespo, "nesses 10 anos de existência, a consolidação alcançada pelo Programa, que possui nota 5 na CAPES, é fundamentada em um corpo docente qualificado, laboratórios bem equipados e na afinidade que a Ciência e a Engenharia de Materiais têm com quase todos os segmentos industriais da região. Assim, desde a sua criação, nosso Programa buscou parcerias com as empresas para compreender as demandas regionais. A formação de mestres em Engenharia e Ciência dos Materiais vêm contribuindo para o desenvolvimento e a inovação tecnológica da região. Dos 100 mestres titulados, atualmente metade deles atuam em empresas da região, colaborando com a qualificação da indústria local no segmento de metais, polímeros, cerâmicas e materiais compósitos".

A coordenadora complementa que, entre os egressos do Programa, além dos que atuam no setor empresarial, 15 optaram pela carreira docente e atuam em universidades, inclusive na UCS. "Dessa forma o Programa contribui também para a formação de recursos humanos mais qualificados e para a geração e a socialização do conhecimento na área. Os demais egressos dão continuidade à sua formação e são alunos do Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais da UCS ou de outras universidades. Para finalizar, a coordenadora destaca o papel da pós-graduação que vem igualmente contribuindo para a qualificação dos cursos de graduação da UCS, seus processos e laboratórios. "Os docentes do Programa buscam agora a consolidação do Doutorado que iniciou suas atividades em março 2012 já recomendado pela CAPES. A defesa da primeira tese deve ocorrer ainda neste ano", anuncia a coordenadora.