Destino Jacundá

Projeto Rondon: equipe da UCS realiza ações em comunidade do Pará.

Na madrugada de quinta-feira (16), oito acadêmicos e duas professoras da UCS iniciaram viagem rumo ao município que recebe atividades da Operação Itacaiúnas do Projeto Rondon.

Saiba mais o Projeto Rondon.

A Serra Gaúcha e a cidade de Jacundá, no Pará, ficam a mais de 3 mil quilômetros uma da outra. Por 15 dias, porém, essa distância será encurtada. Isso porque, na madrugada da quinta-feira (16), uma equipe de oito acadêmicos e duas professoras da UCS embarcaram com destino à região Norte do país (foto). O grupo participa da Operação Itacaiúnas, do Projeto Rondon, até 2 de agosto.

Na localidade paraense, que fica a 436 quilômetros da capital Belém, os rondonistas vão desenvolver ações dentro do eixo temático "Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção". Tradicionalmente, as cidades que acolhem o projeto do Governo Federal, promovido pelo Ministério da Defesa, apresentam baixos índices de desenvolvimento humano e considerável carência em diversos setores públicos.

A meta dos rondonistas é promover ações de estímulo à população, com o objetivo de intensificar o empreendedorismo social e o desenvolvimento sustentável de cada comunidade. Conforme Rodrigo Chernhak, que cursa Jornalismo, durante o período de preparação, a equipe da Universidade se reuniu a cada quinze dias, além do contato diário o trabalho era planejado por e-mail, telefone e outras ferramentas. A intenção era se apropriar dos conteúdos que serão oferecidos em Jacundá.

A lista de oficinas não é pequena. Para atuar junto à comunidade, foram pensadas em atividades de empreendedorismo familiar, de estratégias para falar em público, para manejo do gado de leite e corte, além da produção de geleias artesanais e linguiça campeira. Há também a preocupação com o descarte do lixo hospitalar, o esgotamento sanitário e a educação nutricional. As crianças e os adolescentes poderão ainda participar dos minicursos de inglês e ballet. Em Jacundá, os alunos da UCS vão dividir as atividades com uma equipe da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

"Estamos indo com o intuito de contribuir para a capacitação da comunidade local. Somos em oito alunos de diferentes cursos, mas percebemos algo relevante: antes de sermos universitários e profissionais, somos seres humanos. De repente, o que essas pessoas que vão acolher o Projeto Rondon precisam é mais de um olhar humano e uma relação olho no olho do que qualquer outra coisa", ressalta Rodrigo, que embarca para o Pará com sensação de quem está indo viajar para um outro país, como ele mesmo define.

"O projeto é uma oportunidade de contribuir com a sociedade levando o conhecimento acadêmico a rincões distantes e de, ao mesmo tempo, proporcionar humanização dos próprios acadêmicos que voltam, sem dúvida, transformados e com outra visão da realidade brasileira", destaca a professora Aline Ramos, do curso de Direito, e que coordena os trabalhos em parceria com a professora Gisele Cemin.

Além do estudante de Jornalismo, o grupo da UCS é formado pelos acadêmicos Ana Alice Bilha, de Ciências Biológicas, Camila Monteiro Pereira, da Engenharia Ambiental, Cristian Haas, da Agronomia, Eliane Susin, da Agronomia, Géssica Gozzi, do Turismo, Luan Carlos Tomé dos Reis, da Geografia, e Luan Silva Franceschetto, da Nutrição. Os alunos estarão sob a orientação das professoras Gisele Cemin, do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, e Aline Maria Trindade Ramos, do Campus Universitário de Vacaria.

Foto: Aline Maria Trindade Ramos