160 professores de Caxias do Sul e região participam do 4º Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática.

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, encontro teve como finalidade o aprimoramento e a valorização da profissão docente.

Na foto, da esquerda para a direita, o coordenador da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, professor Me. Paulo Fernando Périco, palestrante professor Dr. Maurivan Güntzel Ramos, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UCS, professor Dr. Carlos Alberto Costa, coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da UCS, professor Dr. Francisco Catell, coordenadora da Comissão Organizadora do 4º Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha, professora Dra. Isolda Gianni de Lima.

Na foto, da esquerda para a direita, o coordenador da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, professor Me. Paulo Fernando Périco, palestrante professor Dr. Maurivan Güntzel Ramos, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UCS, professor Dr. Carlos Alberto Costa, coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da UCS, professor Dr. Francisco Catelli, coordenadora da Comissão Organizadora do 4º Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha, professora Dra. Isolda Gianni de Lima.

Com a participação de 160 professores das escolas de ensino fundamental e médio dos municípios que se encontram na região de abrangência da UCS, foi realizado no dia 20 de julho, a 4ª edição do Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha, uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa/UCS) e do Projeto Engenheiro do Futuro (ENGFUT/UCS) com o apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A programação iniciou-se com a palestra "A valorização das perguntas dos estudantes da educação básica em atividades investigativas na escola", ministrada pelo professor Dr. Maurivan Güntzel Ramos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da PUCRS. A pesquisa em sala de aula, com base nas questões de interesse dos estudantes, contando com a devida mediação do professor, foi destacada como forma de promover o interesse dos estudantes e, consequentemente, a aprendizagem.

Também houve a apresentação de pôsteres sobre experiências bem sucedidas vivenciadas por professores e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UCS.

Simpósio sobre ensino de Ciências e Matemática foi realizado na UCS. Na parte da tarde, 14 oficinas trataram de temas relacionados com as estratégias de aprendizagem ativa, visando à aprendizagem significativa, nas diversas áreas do conhecimento em Ciências e Matemática.

Como fechamento das atividades, houve uma mesa de debate sobre os temas discutidos no decorrer do dia. Segundo os organizadores, o ponto alto do Simpósio foi a possibilidade de refletir e de trocar experiências, no sentido de contribuir para novas aplicações em sala de aula. "É importante consolidar este espaço como forma de promover a integração Universidade–Escola" afirma a professora Isolda Gianni de Lima, coordenadora da comisão organizadora do Simpósio.

Fotos: Secretaria do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia.