Professores e acadêmicos do CARVI estudam a geração de energia "limpa".

Sistema fotovoltaico, principal modelo de energia renovável pesquisado pelos estudantes da Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica, aproveita a luz do sol e é alternativa ao uso de combustíveis poluentes e não renováveis.

Sistema Seguidor Solar para Módulos Fotovoltaicos desenvolvido no Estágio e TCC do aluno Marcelo Scarssi

Sistema Seguidor Solar para Módulos Fotovoltaicos desenvolvido no Estágio e TCC do aluno Marcelo Scarssi.

Repensar a matriz energética nacional e investir em fontes de geração mais afinadas com o meio ambiente apresentam-se como um dos grandes desafios para os próximos anos.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), no Brasil, usinas hidrelétricas e aquelas que funcionam à base de combustíveis fósseis, como as termelétricas, combinadas, produzem cerca de 79% da energia consumida. A inserção dos custos da energia termelétrica nas tarifas de luz, a dependência majoritária de hidrelétricas – prejudicadas pelas secas em diversas regiões do país nos últimos dois anos - e a falta de planejamento governamental na diversificação de fontes de energia reforçam a necessidade de mudanças. Uma das alternativas é a chamada energia fotovoltaica, proveniente do aproveitamento da luz solar para a produção de eletricidade.

Nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica, os acadêmicos são desafiados e incentivados e desenvolver pesquisas nessa área, procurando soluções energéticas que tenham base em formas de energia limpa, que não necessitem de combustíveis fósseis – como a energia fotovoltaica. Um dos pontos abordados trata da produção e da utilização da energia fotovoltaica nos chamados países de primeiro mundo e a viabilidade das instalações de pequeno e grande porte é parte do conteúdo das disciplinas de Física Moderna, Medidas Elétricas e Processos de Conversão de Energia.

Os professores Tiago Cassol Severo, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Microeletrônica pela UFRGS, e Dario Eberhardt, doutor em Microeletrônica pela UFRGS, com suas pesquisas na área da energia solar fotovoltaica, têm motivado novas investigações dos estudantes dos cursos de Engenharia onde atuam, com reflexo, inclusive, no desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso.

Laboratório de Energia Fotovoltaica
Com a aquisição dos primeiros módulos fotovoltaicos e sensores em energia solar pela UCS, foi possível montar o Laboratório de Energias Renováveis, localizado no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A energia solar fotovoltaica é a principal atuação, mas também são desenvolvidos estudos sobre energia solar térmica, eólica, pequenas centrais hidroelétricas e alguns de seus periféricos.

Conforme explica o professor Dario, a ênfase de pesquisas realizadas pelos acadêmicos em Trabalhos de Conclusão de Curso e estágios engloba as necessidades para a instalação da energia fotovoltaica. "No laboratório, é possível aprofundar os projetos e trabalhos que envolvem nossos alunos, desenvolvendo papel significativo em esclarecer as vantagens do uso desta tecnologia, não só no âmbito acadêmico como na sociedade, permitindo tomadas de decisão pautadas em pesquisas científicas concretas", reforça.

O professor Tiago explica que o fato de haver pesquisas sendo realizadas pela Universidade pode estimular o surgimento de parcerias com outras instituições de pesquisa. "Os meios convencionais de energia, como o carvão e as hidroelétricas, estão alcançando seus limites de utilização no Brasil. Assim, a UCS pode aproveitar essa nova demanda para a formação dos futuros engenheiros e arquitetos com amplos conhecimentos de instalação e aplicação da energia solar fotovoltaica e da eficiência energética", destaca.

Sistema híbrido fotovoltaico e térmico para melhoria da eficiência de painéis fotovoltaicos e aquecimento de água para aproveitamento doméstico.

Sistema híbrido fotovoltaico e térmico para melhoria da eficiência de painéis fotovoltaicos e aquecimento de água para aproveitamento doméstico.

Potencial para o desenvolvimento
Atualmente, está em andamento uma parceria com a empresa italiana Era Soluciones, que detém tecnologia de energia fotovoltaica e de biomassa para a conversão de tecidos florestais em calor. A intenção é que essa tecnologia ampare pesquisas da Universidade, que poderia, futuramente, oferecer o serviço de geração energética a empresas locais. Há, no entanto, a necessidade de ampliar a quantidade de parcerias. "A existência, na região, de indústrias que, acima de tudo, necessitam de profissionais qualificados e com experiência em energia solar fotovoltaica é um fato que vem ao encontro dos engenheiros e arquitetos formados pela nossa Universidade que aprofundará cada vez mais pesquisas sobre as melhores tecnologias fotovoltaicas da atualidade", conclui o professor Dario.

Fotos: Marcelo Scarssi e Shelon Marini