Conselho Federal de Biologia atesta a qualidade do curso de Ciências Biológicas da UCS.

Em uma ação voltada para a qualificação dos cursos de Ciências Biológicas e para valorização da profissão de biólogo, o Conselho Federal de Biologia (CFBio) lançou o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas 2015. Entre os 80 cursos avaliados, o curso de Ciências Biológicas da UCS ficou entre os onze que receberão a certificação de qualidade.

Conheça o Conselho Federal de Biologia - CFBio e veja as instituições que se destacaram na avaliação da entidade.

A cerimônia de outorga do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas 2015 só ocorrerá no dia 10 de setembro, em Brasília, durante o Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e dos Coordenadores dos Cursos de Ciências Biológicas, mas aqui na Universidade, a comemoração já começou e envolve alunos, professores, gestores e egressos: o curso de Ciências Biológicas da UCS teve sua qualidade reconhecida pelo Conselho Federal de Biologia, a autarquia federal de fiscalização profissional, que atua articulado com os conselhos regionais com a finalidade de "assegurar o exercício legal, normatizar, monitorar, estimular e priorizar a fiscalização do exercício profissional do biólogo".

Na sua primeira edição, a ação de outorga do "Selo CFBio de Qualidade de Cursos" está focada na melhoria da qualidade dos cursos de Ciências Biológicas. Lançada em edição nacional através de edital, a ação teve resposta de cerca de 80 cursos, que tiveram seus dados e documentação analisados por uma Comissão de Avaliação indicada pelo CFBio. Nessa avaliação, o curso de Ciências Biológicas da UCS ficou entre os 11 que alcançaram a pontuação necessária para receber o certificado de qualidade. Do Rio Grande do Sul, somente cursos de três universidades (UCS, FEEVALE e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) tiveram seus cursos agraciados com o Selo de Qualidade. A UCS oferece Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas nas unidades de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, com 330 alunos matriculados.

Qualificação do ensino e valorização do profissional
O coordenador do curso, professor Matheus Parmegiani Jahn, é um dos mais entusiasmados com a avaliação do CFBio. Ele explica que a ação do CFBio é uma estratégia para qualificar os cursos de Ciências Biológicas, valorizando o ensino e a formação dos egressos.

Ainda segundo o coordenador, a análise do CFBio se baseou no material enviado pela Universidade, conforme a orientação do edital. Basicamente, a análise considerou o Projeto Pedagógico Projeto do Curso, que "cumpre na sua totalidade, todas as exigências do Ministério da Educação e do Conselho de Biologia"; a avaliação pelos instrumentos do Ministério da Educação, que "sempre nos mantiveram entre os melhores cursos do país"; a atuação profissional dos egressos, "com o registro de um grande número de profissionais formados pela UCS em atuação no mercado profissional, com comprovação nos registros do Conselho Federal de Biologia"; e a qualificação dos professores do curso, "que em sua maioria (80% do total) são doutores em suas áreas de atuação".

Formação complexa e completa

Matheus Parmegiani Jahn
Matheus, no verão de 2015, em atividades de pesquisa no continente Antártico.

Matheus, que já confirmou sua ida a Brasília para receber o Selo, atribui a boa colocação do curso perante a avaliação do CFBio a muitas variáveis, destacando a interação entre ensino, pesquisa e extensão e o envolvimento da graduação com a pesquisa e a pós-graduação.

"A premiação pelo Conselho Federal de Biologia é uma comprovação de que o Curso de Ciências Biológicas da UCS possui uma preocupação constante com a qualificação do corpo docente e com a preparação dos alunos. Acredito que o fato de a UCS disponibilizar uma formação extremamente complexa e completa para seus alunos tenha sido o ponto fundamental para que fôssemos agraciados com o Selo de Qualidade. Os alunos do Curso de Ciências Biológicas têm a possibilidade de vivenciar na prática, dentro da UCS ou em projetos com instituições parceiras, as principais áreas de atuação do biólogo. Eles participam de projetos de pesquisa vinculados a programas de pós-graduação - em Biotecnologia e em Engenharia e Ciências Ambientais -, com bolsas de iniciação científica do CNPq, FAPERGS, FINEP, PETROBRAS e da própria Universidade. Eles participam também de diversos projetos e programas de Extensão realizados dentro da UCS em conjunto com o Museu de Ciências Naturais, o Jardim Zoológico, o Serpentário, o Instituto de Saneamento Ambiental, o Instituto de Biotecnologia, ou fora da UCS em parceria com outras instituições de diversos locais do Brasil e do exterior. Algumas dessas atividades permitem que os alunos estejam em contato com instituições de pesquisa de ponta em diversas áreas e também tenham experiências em locais de estudos, desde a nossa região, até em áreas de extrema importância para os estudos da Biodiversidade, como as lagoas costeiras do RS, a Amazônia e a Antártica".

Fotos: Daniela Schiavo e arquivo pessoal dos professores do curso.