Jovens pesquisadores apresentam resultados de pesquisas. Eventos de iniciação científica e tecnológica reúnem 336 trabalhos.

Acadêmicos envolvidos em atividades de iniciação científica e tecnológia divulgam seus trabalhos em eventos que se realizam no Campus-Sede, de 15 a 17 de setembro.

Centenas de acadêmicos da Universidade de Caxias do Sul e de outras instituições de Ensino Superior estarão envolvidos, na próxima semana, na vigéssima terceira edição do Encontro de Jovens Pesquisadores e na quinta Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia promovidos pela Universidade de Caxias do Sul. Durante três dias – de 15 a 17 de setembro, os 336 jovens pesquisadores mostram seu envolvimento com a pesquisa na Academia.

Diferentemente de anos anteriores, o evento ganha um novo formato: cada área terá um dia destinado para suas atividades. Assim, no dia 15 (terça-feira), serão apresentados os 113 trabalhos na área das Ciências da Vida; na quarta-feira, as apresentações ficam por conta dos 123 acadêmicos da área das Ciências Exatas; e, na quinta-feira, será a vez dos 100 acadêmicos que fazem iniciação científica na área das Ciências Humanas e Sociais.

As apresentações orais serão sempre pela manhã e, durante as tardes, o Encontro de Jovens Pesquisadores contará com a seguinte programação: das 13h30min às 15 horas com a sessão de pôsteres no Bloco J e, das 15 horas às 16 horas, uma mesa-redonda na sala 419 do Bloco J, abordará a discussão de um tema específico relacionado a cada uma das três áreas de conhecimento, conforme a organização do evento:
Terça-feira - A área das Ciências da Vida apresenta o tema Ações da UCS quanto à sustentabilidade ambiental de Caxias do Sul e região, com a participação dos professores Rosane Lanzer, Juliano Gimenez e Luciana Scur, e a mediação da professora Valdirene Camatti Sartori
Quarta-feira - A área das Ciências Exatas apresenta o tema Pesquisa e Inovação como Fatores de Competitividade, com a participação do diretor Corporativo - CEO da Fras-le S.A, Pedro Ferro, o presidente Executivo da KEKO Acessórios S.A, Leandro Scheer Mantovani, o pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, professor Odacir Deonísio Graciolli, e a mediação do professor Celso Ferrarini, Coordenador de Serviços da UCS.
Quinta-feira - A área das Ciências Humanas e Sociais apresenta o tema Contextos urbanos na contemporaneidade, com a participação dos professores Carlos Roberto Winckler e Susana de Araújo Gastal, e a mediação da professora Vania Beatriz Merlotti Herédia.

Os eventos encerram-se às 16 horas de cada um dos dias, por área, com a sessão de destaques e a entrega da premiação, na sala 419 do Bloco J: na terça para Ciências da Vida, na quarta para Ciências Exatas e, na quinta, para Ciências Humanas e Sociais.

Orientador há 23 anos
Para o professor Dr. Ademir José Zattera, do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, "o evento Jovens Pesquisadores é um momento onde podemos perceber o desabrochar de jovens pesquisadores. A atividade permite que os alunos tenham a experiência de realizar sua primeira apresentação em público". O docente participa do Encontro como orientador de acadêmicos desde 1993 e considera o evento "uma grande oportunidade para os alunos apresentarem seus trabalhos. Os meus melhores alunos se destacaram no evento e hoje atuam na pós-graduação, em cursos de mestrado ou doutorado. Outros atuam em cargos de desenvolvimento de tecnologia em empresas da região, ou são pesquisadores na UCS ou em outras instituições", conclui.

Estágio determinante
A oportunidade de ser bolsista de iniciação científica mudou a vida da Dra. Ana Paula Longaray Delamare, docente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. "Me considero uma pessoa extremamente curiosa e teimosa - isto mesmo, hoje vejo que é uma grande qualidade. Nunca pensei em trabalhar na área de pesquisa e nem seguir a vocação de meus pais (um bancário e uma professora) e, no momento do vestibular, tive dúvidas como qualquer adolescente. Iniciei vários cursos antes de cursar Biologia. Lembro da minha primeira aula na graduação, na disciplina de Citologia, que tive como mestre Aldo Dillon, hoje meu colega. E, foi logo no fim do meu primeiro semestre, ao conseguir um estágio no Instituto de Biotecnologia, que o meu futuro começou a ser determinado: aprendi que ser muito curiosa e principalmente teimosa era uma das coisas boas", conta. Ana Paula, que orienta vários acadêmicos de iniciação científica que apresentam trabalhos nesta edição do Encontro de Jovens Pesquisadores, recorda de sua primeira apresentação, como bolsista, no Jovens Pesquisadores de 1993. "Daquele dia até hoje, passei por momentos de muitas dúvidas, mas posso dizer que a oportunidade de ser bolsista de iniciação científica mudou a minha vida. Hoje, com meus alunos de iniciação científica vejo que sou responsável por ajudá-los a aprimorar suas qualidades, e que posso ser uma pessoa que faz a diferença na trajetória dos estudantes", finaliza.

Experiência como bolsista
Em 2006, Tomás Augusto Polidoro atuava como voluntário em atividades de iniciação científica no Laboratório de Bioprocessos do Instituto de Biotecnologia e estreava no Encontro de Jovens Pesquisadores com o trabalho "Projeto e Construção de um Biorreator Airlift de Circulação Interna para Cultivo de Aspergillus oryzae em Processo Submerso". Tomás deixou de lado um dos empregos para se tornar estagiário do professor Mauricio Moura da Silveira, tão motivado estava pela disciplina de Bioengenharia. Concluída a graduação em Engenharia Química, Tomás ingressou no mestrado em Biotecnologia e, novamente com a orientação do professor Mauricio, defendeu sua dissertação "Desenvolvimento de Biorreator de Tambor Rotativo em Escala de Bancada", em dezembro de 2009. Atualmente, Tomás é docente do Centro de Ciências Exatas e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCS. Quase dez anos depois da sua primeira participação no Encontro de Jovens Pesquisadores, Tomás recorda a sua primeira experiência na iniciação científica e de como aquele primeiro trabalho contribuiu para pavimentar sua trajetória acadêmica e profissional. Na época, aquele trabalho fez parte de uma tese de Doutorado e rendeu a sua participação em uma publicação internacional em conceituada revista da área. "Isso contou pontos quando realizei o concurso para professor na UCS, mas também não posso deixar de mencionar que os conhecimentos adquiridos enquanto bolsista serviram de base para minha dissertação de Mestrado, que se transformou no registro de uma patente. Agora, cursando o Doutorado, voltei a trabalhar com o desenvolvimento de um biorreator airlift, mas com o foco e a objetividade que só a experiência nos proporciona", salienta.

Fotos: Claudia Velho, Daniela Schiavo e Jonas Ramos.