Concurso "Minha tese em 180 segundos" tem inscrições até 19 de outubro.

Atividade do Programa Les Doctoriales é aberta a doutorandos das universidades gaúchas.

Doutorandos de universidades do Rio Grande do Sul têm a chance de testar a sua capacidade de comunicação e de disseminar o seu projeto de pesquisa ao apresentar a sua tese, em três minutos, para um público não especializado. Trata-se do concurso "Minha tese em 180 segundos", uma das atividades da segunda edição do Seminário Les Doctoriales, lançado em 2014 pela Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul, em parceria com as universidades que mantêm programas de Doutorado, com o objetivo de reunir estudantes de Doutorado de diversas áreas com a finalidade de aproximá-los do mundo do trabalho.

O concurso, com inscrições até 19 de outubro, tem como objetivo estimular o doutorando a apresentar seu projeto de Tese, em uma linguagem compreensível para um público diversificado e não especializado, de forma clara, concisa e convincente, em, no máximo, três minutos. O formulário de inscrição está disponível no site do Programa Les Doctoriales

Como pré-requisito, o participante deve estar regularmente matriculado em um curso de Doutorado de uma universidade gaúcha. Os 12 finalistas deverão estar disponíveis para participar das finais do concurso, no dia 12 de novembro, em Bento Gonçalves, durante o Seminário Les Doctoriales. A apresentação será ao vivo para um júri formado por especialistas nas áreas da Comunicação, Jornalismo, Marketing e áreas afins. O vencedor ganhará uma viagem à França, patrocinada pelo Consulado Geral da França em São Paulo.

O Seminário Les Doctoriales será realizado de 8 a 13 de novembro, no Hotel Villa Michelon, em Bento Gonçalves.

Choque de experiências e novos conhecimentos
No ano passado, o professor Mateus Panizzon, do Centro de Ciências Sociais e Educação do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, e aluno do Doutorado em Administração da UCS, integrou a equipe vencedora do Desafio 24 horas da 1ª edição do Seminário Les Doctoriales [Leia mais Aqui.]

Atualmente no Canadá, em função de seu Doutorado em Administração, Mateus relembra sua participação no evento do ano passado. "Eu diria que a proposta do Les Doctoriales é dar um choque no doutorando, para que ele perceba suas potencialidades e saiba que há outras formas de se trabalhar como pesquisador empreendedor. Mateus recomenda a participação no Seminário de doutorandos de qualquer área de conhecimento. "É um evento com proposta diferenciada dos tradicionais eventos mais científicos, pois o objetivo é justamente desenvolver o aspecto de inovação e do empreendedorismo do doutorando, como alguém capaz de resolver problemas complexos e gerar novas soluções. Todo o evento está organizado a partir dessa perspectiva, trazendo a visão de doutores em empresas, doutores empreendedores, com o desafio 24 horas, onde você tem que desenvolver um projeto inovador com uma equipe multidisciplinar. Há também visitas às empresas para conhecer atividades de inovação, o que sempre pode ser uma ótima oportunidade de networking. Quem participa passa a ter uma perspectiva diferente, pois sai daquela sua caixa de área de conhecimento (normal em eventos científicos) e passa a conhecer projetos de outras áreas".