Diretor do Campus Universitário de Farroupilha participa de missão comercial à Italia.

O professor Celso Ferrarini, diretor do Campus Universitário de Farroupilha, participa da missão comercial à Itália, na comitiva liderada prefeito Claiton Gonçalves, e da qual também participam o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano André Piccoli, a responsável pelo Gemellaggio, Mirtes Verona Vanni, e a representante da CICS, Nádia Emer Grasselli. A missão, iniciada esta semana, busca atrair novos investimentos e negócios para o setor industrial de Farroupilha, e ampliar convênios técnico-científicos com universidades italianas, fortalecendo a relação institucional do Gemellaggio entre Farroupilha e a cidade de Latina. A viagem estende-se até dia 2 de outubro e, além de Trento, estende-se a Milão, Caravaggio, Vicenza, Viterbo, Roma e Latina.

A visita à reitoria da Universidade de Trento (foto), instituição que reúne diversas faculdades e 16 mil estudantes, foi, na visão do professor Ferrarini, um dos pontos altos da agenda desta semana. "Há um interesse grande por parte dos gestores da Universidade em promover o intercâmbio de estudantes e realizar atividades conjuntas na área da pesquisa". O encontro foi uma oportunidade para estreitar os laços de cooperação entre a Universidade de Caxias do Sul e a Universidade de Trento. Recentemente, durante a visita do governador da Província do Trento ao Brasil, foi renovado um termo de cooperação entre a UCS e a Universidade do Trento, o que irá viabilizar novas oportunidades de mobilidade estudantil entre as duas instituições e reforçar o interesse em desenvolver parcerias na área da pesquisa.

Ainda na região do Trento, a comitiva visitou a STEA PROGETTO, empresa especializada em soluções energéticas para empresas e entidades públicas; e a BIOE-ENERGIA Usina de Reciclagem de Resíduos, um consórcio público/privado que opera na reciclagem de resíduos orgânicos.