UCS é uma das apoiadoras da Feira do Livro de Caxias do Sul

Além do estande da EDUCS, Instituição também contará com espaço institucional.

A Universidade de Caxias do Sul é uma das apoiadoras da 31ª Feira do Livro de Caxias do Sul e do 2º Entrelinhas - Festival Cultura Literária, que se realizam de 2 a 18 de outubro, na Praça Dante Alighieri.

Além do estande da EDUCS, a Universidade contará com um espaço institucional para divulgação dos seus programas, cursos e atividades, e um posto de inscrição do Vestibular de Verão 2016, com preço especial da taxa de inscrição.

Lançamentos
A Editora da Universidade de Caxias do Sul – EDUCS, em seu estande, irá comercializar todos os seus títulos e alguns deles com preços promocionais. E, ainda, irá realizar o lançamento de três obras, com sessão de autógrafos. Confira as obras e as datas de lançamento:

Provérbios Italianos: Pérolas na Educação Informal dos Ítalo- Brasileiros, de Vitalina Maria Frosi.
Esta obra, de 192 páginas, focaliza a função monitória desempenhada pelos provérbios dialetais italianos, na educação informal dos ítalo-brasileiros, do nordeste do Rio Grande do Sul. A análise desse setor da linguagem contempla dois aspectos importantes do material registrado: o das mensagens transmitidas e o das características formais dos principais dialetos italianos, manifestadas nas formulações dos provérbios: os do grupo vêneto e os do grupo lombardo. O trabalho inclui também a preocupação de registrar um patrimônio linguístico-cultural que, em grande parte, já foi anulado pelo processo de integração e aculturação com a sociedade brasileira maior. Transmitidos oralmente, os provérbios foram peças marcantes da cultura italiana nesta área do Sul do Brasil. Fixá-los na forma impressa constitui uma possibilidade de acesso para as gerações futuras. Além disso, a publicação do corpus enseja outros estudiosos à continuidade de análise em perspectivas várias. O lançamento será no dia 10 de outubro, sábado, às 16 horas.




Direito e Política Urbana: Gestão Municipal Para a Sustentabilidade, de Fábio Scopel Vanin.
A obra, de 204 páginas, busca demonstrar através de fundamentos jurídicos e interdisciplinares, a relação intrínseca entre os temas do planejamento urbano e da proteção do meio ambiente no âmbito das cidades. Na abordagem, são destacados aspectos conceituais, históricos e globais da formação das cidades, o dinamismo do crescimento urbano no país e a relação do tema com as teorias da sustentabilidade e do risco. O lançamento também será no sábado, dia 10 de outubro, às 16 horas.







Direito Civil: Direito de Família, de Alexandre Cortez Fernandes.
Por sua completude e abrangência, a presente obra, de 432 páginas, destina-se a alunos de graduação, pós-graduação e também profissionais da área do Direito. A exemplo dos títulos anteriores da Coleção Direito Civil, apresenta uma visão moderna, informada pelos princípios constitucionais, mas sem abrir mão da precisão conceitual dos clássicos. Como afirma o professor Evaldo Antonio Kuiava, na apresentação, o livro não só beneficiará o cenário acadêmico, mas, também, será uma referência doutrinária para os interessados. O lançamento será às 17 horas do dia 10 de outubro.



Participação da UCS FM e UCSTV
A UCS FM terá uma programação especial durante a Feira do Livro:
Dia 2, na abertura, às 17 horas - Programa Via Expressa, ao vivo.
Dia 3- Boletins, com Adri Amantino.
De 5 a 9 de outubro, às 14 horas - Dispositivo Móvel e boletins ao vivo.
Dia 9, às 17 horas - Programa Via Expressa, ao vivo.
Dia 10 e dia 12 - Boletins, com Adri Amantino.
De 13 a 16 - Dispositivo Móvel e boletins ao vivo.
Dia 16, às 17 horas - Programa Via Expressa, ao vivo.
Dia 17 - Boletins, com Adri Amantino.

A UCSTV também estará ao vivo da Praça Dante Alighieri, de segunda a sexta-feira (exceto às quintas-feiras), às 19 horas, com a transmissão do quadro "Armazém".