PNAIC 2015: 250 professores do ensino fundamental participam de Seminário de Formação na UCS.

PNAIC 2015: 250 professores do ensino fundamental participam de Seminário de Formação na UCS.

Começou nesta segunda-feira (5), no Centro de Ciências Humanas e da Educação, o Seminário de Formação de PNAIC 2015, dentro das atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa do Ministério de Educação em parceria com os estados e os municípios que visa assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade ao final do 3° ano do ensino fundamental. Participam desta edição cerca de 250 professores do ensino fundamental que atuam em 90 municípios do RS. Esta etapa do seminário prossegue até quarta-feira, dia 7, mas haverá atividades ao longo dos meses de outubro e novembro. O Seminário Final será realizado na Universidade Federal de Santa Maria, no mês de dezembro.

Professores e gestores do Centro de Ciências Humanas e da Educação e do Curso de Pedagogia participam da organização das atividades durante estes três primeiros dias do Seminário. Hoje, pela manhã, houve a sessão de abertura com a professora Dra. Liane Teresinha Wendling Roos, coordenadora adjunta do PNAIC/UFSM, que fez a apresentação e contextualização do PNAIC 2015 e a professora Ms. Sandra Negrine , diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul, que falou sobre "Pacto: Currículo que Inclui".

Desde 2014, atendendo ao convite da Universidade Federal de Santa Maria, a UCS é um o polo regional de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), abrangendo uma população de 90 municípios.

Pacto nacional
Voltado para professores da rede pública do ensino fundamental, o PNAIC foi implantado em 2002 e prevê a formação continuada dos professores da rede municipal e estadual que atuam no processo de alfabetização. Para alcançar o objetivo de assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade ao final do 3° ano do ensino fundamental, são realizadas ações que compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério de Educação, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.