Em quatro dias, UCS Portas Abertas recebe 12 mil pessoas.

Um público total de 12 mil pessoas de toda a região foi mobilizado pelo 3º UCS Portas Abertas e pelo 1º MIX Portas Abertas, eventos realizados de 1º a 4 de outubro no Campus-Sede e no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul.

A estimativa leva em conta o número de 5 mil a 6 mil participantes que estiveram de quinta (1º) a sábado (3), no 3º UCS Portas Abertas – atividade de visitação de alunos do Ensino Médio e demais interessados aos ambientes de ensino e convivência da Universidade. Mais de 110 escolas, de 85 municípios da região, enviaram alunos para conhecer os laboratórios, salas de aula e a infraestrutura geral da UCS. Os estudantes tiveram também a oportunidade de participar de bate-papos, oficinas e demonstrações experimentais conduzidas por professores e acadêmicos.

Ao montante, somam-se os 6 mil a 7 mil presentes no domingo (4) no 1º MIX Portas Abertas, que fechou a programação com uma proposta de lazer e entretenimento oferecida à comunidade regional. Shows musicais, apresentações de DJs, food trucks, caminhadas, aulas de zumba, serviços de saúde, exibições de adestramento, entre diversas atividades recreativas e culturais, todas gratuitas, formaram um conjunto de atrações para toda a família que levaram o público a lotar o estacionamento em frente à UCSTV ao longo do dia.

Contato direto valoriza experimentação do universo acadêmico
A partir das visitas orientadas com guias e transporte gratuito, o 3º UCS Portas Abertas disponibilizou oficinas, aulas e mostras experimentais, jogos, apresentação de projetos, filmes e palestras nas áreas de Artes, Arquitetura e Design; Ciências Exatas e da Natureza; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação Social; Engenharias e Tecnologias; Hospitalidade; Informática e Saúde. A programação complementar contou com orientação vocacional; visitação aberta à biblioteca, museu, UCS Aquarium e ao Zoológico da universidade; e com a prestação de informações sobre o Vestibular de Verão 2016 (com inscrições abertas até 6 de novembro) e sobre os programas de intercâmbio (UCS Internacional) e de idiomas (UCS Línguas Estrangeiras),

O reitor em exercício Odacir Graciolli (D), chefe de Gabinete Gélson Rech e pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato participaram a distribuição de 500 mudas promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, uma das atrações à comunidade do 1º MIX Portas Abertas. O professor Evaldo Kuiava, que estava em missão acadêmica na Itália, ainda chegou a tempo de participar, no domingo à tarde do encerramentos dos eventos.

"Conseguimos mostrar o que temos, uma estrutura única na região e um corpo docente qualificado, valores agregados que fazem muita diferença na formação e na colocação do profissional no mercado de trabalho", destaca o pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato. Como exemplo desse diferencial, ele cita o número de laboratórios superior ao de salas de aula existentes na UCS. "Entendemos que abrir nossas portas para que os interessados visitem qualquer um dos nossos laboratórios, vejam o resultado prático do que é desenvolvido em cada curso, conversem com professores e estudantes, pratiquem e aprendam, é um modo efetivo de levar aos interessados o conhecimento de sua área de interesse", complementa, a respeito do modelo e do conceito propostos pelo UCS Portas Abertas.

Para o ano que vem, acrescenta o pró-reitor, tais oportunidades devem ser ampliadas, com outros eventos de inserção da comunidade a serem realizados ao longo do ano.

Fotos: Claudia Velho