INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

UCS destaca fomento à inovação na Mercopar 2015.

Empresas desenvolvidas na Incubadora Tecnológica e projeto de Aerodesign ilustram atuação da Universidade na produção do conhecimento e no apoio ao empreendedorismo.

Quatro empresas desenvolvidas na Incubadora Tecnológica (ITEC) e um projeto aeronáutico que reúne estudantes de sete cursos de engenharia representam as diretrizes institucionais de busca de inovação, promoção do desenvolvimento e inserção social da Universidade de Caxias do Sul na edição deste ano da Mercopar - Feira de Subcontratação e Inovação Industrial.

No estande próprio, a UCS expõe o trabalho da AutoHouse, empreendimento de automação residencial que propõe o conceito de "casa inteligente", e o protótipo de uma aeronave cargueira controlada, elaborado pela equipe de Aerodesign da Universidade. Outras três empresas incubadas na ITEC participam da feira – nos espaços do APL Metalmecânico e do Sebrae.

Além disso, a UCS também divulga na Mercopar as ações dos laboratórios de prestação de Serviços e dos seus cursos de graduação e pós-graduação. Criados com o propósito de contribuir para a modernização da região e do país e aproveitando-se da competência técnico-científica instalada na Universidade, os laboratórios oferecem serviços tecnológicos e consultorias técnicas aos setores público e privado, mediante contratação prévia. Os interessados no Vestibular de Verão da UCS também contam com a vantagem de efetuar a inscrição, a preços especiais, no estande da Universidade.

O evento, que se iniciou na terça, dia 6, prossegue até esta sexta, dia 9, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Na solenidade de abertura, que contou com a presença do governador José Ivo Sartori, a UCS foi representada pelo diretor Administrativo e Financeiro, Cesar Augusto Bernardi.

EMPRESAS DE AUTOMAÇÃO EXIBEM ATUAÇÃO DA INCUBADORA TECNOLÓGICA
"Imagine-se dentro de sua casa. Agora, imagine controlá-la a partir do seu celular. A iluminação da sala de estar, a janela do quarto, as câmeras, a calefação, o ar condicionado. Com a tecnologia, é possível automatizar o que você desejar, seja a cafeteira, a persiana, o portão da garagem ou a temperatura da piscina". Com este convite, a AutoHouse, empresa criada pelo estudante de Engenharia Civil da UCS Amilton Silvestre, 21 anos, apresenta sua proposta de "casa inteligente". Levado ao estande da Universidade na Mercopar, o conceito de automação residencial representa o trabalho desenvolvido na Incubadora Tecnológica da Universidade de Caxias do Sul.

Além da AutoHouse, outras três empresas incubadas na UCS estão na feira. A Pizzetta - Soluções em Engenharia, que desenvolve sistemas eletrônicos personalizados, compartilha o espaço do Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico e Automotivo. Já o Salão da Inovação do Sebrae/RS abriga a Lenzi Engenharia, cujo mercado é a automação de máquinas industriais), e a Premium Indústria Eletrônica Embarcada, que atua no segmento de controles de veículos, máquinas agrícolas e maquinário pesado.

Apoio a micro e pequenas empresas – Com os objetivos de apoiar, fomentar e articular ações para a formação de micros e pequenas empresas de base tecnológica inovadora, a Incubadora Tecnológica (ITEC) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, mantida pela Universidade de Caxias do Sul, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e sindicatos associados. Possui uma área construída de 754m² e pode abrigar até 12 empresas em módulos de 20m² a 60m², oferecendo serviços de secretaria e telefonia, estrutura física para treinamento, cursos de capacitação, consultorias, acesso facilitado aos laboratórios e bibliotecas da UCS e intermediação para participação em feiras e eventos.

PROJETO AERODESIGN APRESENTA PROTÓTIPO DE AERONAVE
Visualmente, um mini-avião. Tecnicamente, um Veículo Aéreo Não-Tripulável (VANT). Conceitualmente, uma amostra das iniciativas da UCS voltadas à produção de conhecimento em inovação tecnológica.

O protótipo de uma aeronave cargueira controlada foi desenvolvido por 12 estudantes dos cursos de Engenharia (Mecânica, Elétrica, Química, Automação, Civil, Automotiva e de Materiais) que integram o projeto Aerodesign, criado em 2007 para a prática do aprendizado da graduação visando à participação em competições promovidas pela seção nacional da SAE (sigla em inglês da Sociedade dos Engenheiros de Mobilidade, entidade que reúne 138 mil especialistas no mercado automotivo em todo o mundo).

Desafio acadêmico – De acordo com a entidade, o SAE AeroDesign é um desafio lançado aos acadêmicos com o objetivo de propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos em Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes. O evento reúne, anualmente, representantes de mais de cem universidades do país. Os acadêmicos da UCS formam a equipe Aerosul, cujos integrantes vão se renovando à medida que avançam ou concluem o curso. O regulamento técnico é alterado a cada campeonato para que os participantes elaborem novos projetos desde o início da edição. Assim, o protótipo exposto na Mercopar é o que será levado à próxima competição, nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro. A criação do modelo exigiu sete meses de estudo e dois de construção.

Especificações técnicas – Feita em fibra de carbono, alumínio e madeira-balsa, a aeronave tem 1,80m de comprimento, 2,5m de envergadura, é equipada com motor de 600g dois tempos, a combustão (de um combinado de óleo diesel e nitrometano), e pesa, no total, 2,5 kg. Segundo o coordenador do projeto Aerodesign, Vagner Grison, a qualidade do aparelho está está na técnica de engenharia e no uso de materiais nobres, refletida na capacidade de transporte de 13 kg, ou cinco vezes e meia seu próprio peso.

EVENTO PROSSEGUE ATÉ SEXTA
Realizada pelo Sebrae/RS e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG., a Mercopar conta com 400 expositores de vários estados brasileiros. O evento é reconhecido como o mais importante na área de inovação industrial e subcontratação da América Latina, envolvendo as áreas de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais. A exposição permanece aberta até sexta, dia 9, das 14h às 21h, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Fotos: Claudia Velho