Projeto de pesquisa do CARVI recebe equipamento para prototipagem de circuitos.

Prototipadora irá auxiliar no projeto de cadeira de rodas controlada por movimentos cervicais.

O Centro de Ciências Exatas, da Natureza e de Tecnologia do Campus Universitário da Região dos Vinhedos recebeu, através de verba do edital MCTI/SECIS - CNPq nº 084/2013, uma Prototipadora LPKF S63, equipamento de última geração para prototipagem de circuitos eletrônicos para desenvolvimento do projeto de pesquisa para tecnologia assistiva "Aperfeiçoamento dos Sistemas de Acionamento, Controle e Comunicação de uma Cadeira de Rodas Controlada por Movimentos Cervicais", do qual participam os pesquisadores Alexandre Mesquita, Angelo Zerbetto Neto e Marilda Machado Spíndola.

O projeto está focado no desenvolvimento e adaptação assistiva em um equipamento que visa proporcionar a autonomia de mobilidade, e, por consequência, melhoria na qualidade de vida para pessoas com tetraplegia. Os pesquisadores já fizeram uma primeira versão da cadeira de rodas, que venceu a 4ª edição do Prêmio Caixa de Projetos Inovadores de 2012, em âmbito nacional. [ Veja como foi.]

Com a chegada da prototipadora, a pesquisa avança com o desenvolvimento de circuitos eletrônicos e o melhor acabamento para o protótipo de cadeira de rodas. Além disso, os estudantes da Engenharia Elétrica poderão dispor de uma ferramenta útil para a execução de projetos em várias disciplinas.

Segundo o professor Alexandre Mesquita, "este é um novo conceito de controle, que atende a um maior número de deficientes físicos dando-lhes melhores condições de acessibilidade e qualidade de vida. Um outro diferencial da tecnologia é que existe um segundo sensor acoplado à própria cadeira com a função de compensar a inclinação do terreno, conferindo maior estabilidade de movimentos da cadeira".

Foto: Paula Larentis Zwirtes