Unidade universitária em Farroupilha é transformada em Campus.

Ato aconteceu na noite de quarta-feira (21) com a presença da comunidade acadêmica e do município.

Consolidado entre a comunidade universitária e do município, a unidade da UCS em Farroupilha – com atividades que tiveram início em 1993 – foi transformada em Campus Universitário na noite da última quarta-feira (21), em solenidade realizada no auditório. Cerca de 400 pessoas, entre acadêmicos, professores, funcionários, representantes da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores e empresários, prestigiaram o evento, que teve início com a apresentação do duo de violinos da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul.

O ato de transformação de Núcleo para Campus, além de cumprir uma exigência do Ministério da Educação, faz com que a UCS esteja cada vez mais presente na região por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Segundo o reitor Evaldo Kuiava, "além de agregar valor à comunidade do município, a transformação em Campus é uma oportunidade de se apresentar melhorias. Todos os núcleos serão transformados em Campus, o que é positivo, pois estimula a permanência de estudantes em seus municípios".

Em sua manifestação, o reitor lembrou que Farroupilha é o berço da imigração italiana e que é importante para o desenvolvimento do país. “A UCS se orgulha de estar aqui e quer participar ainda mais na evolução desse município. Queremos investir mais, valorizar mais e proporcionar mais ações que possam colaborar com o desenvolvimento da cidade”.

Para o diretor do Campus Universitário, professor Celso Ferrarini, "estamos fazendo da nossa Universidade um orgulho para Farroupilha. A transformação em Campus é um reconhecimento a todos". Ferrarini lembrou que a UCS, no ranking divulgado recentemente pela Folha de São Paulo, está em 40° lugar entre as 192 instituições de Ensino Superior, é a quinta entre as 95 universidades comunitárias e privadas do país e ocupa, na inovação, a segunda posição no Brasil e a sétima posição em pesquisa.

"Fica na história a contribuição que a Universidade de Caxias do Sul presta ao cidadão de Farroupilha". Foi assim que a secretária de Educação de Farroupilha, Elaine Giuliato, se dirigiu aos participantes da solenidade, demonstrando a satisfação de estar presente a esse ato de transformação em Campus. "Acreditamos que a educação é um instrumento que pode mudar a sociedade e a UCS é referência em educação".

Após o evento, aconteceu a palestra sobre "Profissão empreendedor: os primeiros passos do seu negócio", com Renata Leal, editora da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e coordenadora do Projeto Movimento Empreenda. Ao iniciar a palestra, Renata enfatizou o seu contentamento em saber que a UCS tem, no currículo de seus cursos, uma disciplina destinada ao empreendedorismo. “Essa é a diferença na prática. Precisamos pensar que somos o nosso melhor negócio".

Campus
O Campus Universitário de Farroupilha, com 22 anos de existência, tem 650 acadêmicos, 21 salas de aula, Biblioteca Setorial, três laboratórios de informática, auditório de 400 lugares e mais de 1.200 egressos. Em 1997, o Campus passou a funcionar em suas próprias instalações na Rodovia dos Romeiros, em um prédio de 5.876,15 m² de área construída, inserida em um terreno de 12.662,15 m².

Fotos: Claudia Velho