Docente da UCS participa de capítulo em livro sobre "Vacinação da Mulher"

Obra será lançada em Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, em Brasília.

A professora de Infectologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, a infectologista Lessandra Michelim, participa, com um artigo no livro "Vacinação da Mulher", publicado pela Editora Elsevier, e que terá lançamento nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, durante o 56º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, em Brasília. A obra mostra a importância da preservação da saúde pública e atenção à saúde integral da mulher.

A participação de Lessandra Michelim está presente no capítulo 12, que trata da Influenza. O artigo é compartilhado com o médico do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, Juarez Cunha.

Segundo os autores, a gripe, durante a gestação ou no pós-parto imediato, pode evoluir para pneumonia e até a morte da gestante, ao passo que os recém-nascidos de mulheres vacinadas contra a influenza durante a gestação apresentam menor risco de prematuridade, baixo peso ao nascer e doença gripal (já que eles não podem receber vacina contra gripe antes dos seis meses de nascidos). "A influenza é transmitida por contato direto e gotículas, na maioria das vezes, pela mãe ou por familiares. Os anticorpos da gestante vacinada passam através do cordão umbilical e ajudam na proteção da criança", explica Lessandra.

"Vacinação da Mulher" é o terceiro título da Coleção FEBRASGO - Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e conta com a edição de Nilma Antas Neves, presidente da Comissão Nacional Especializada de Vacinação em Ginecologia e Obstetrícia da instituição, e de Renato de Ávila Kfouri, pediatra, infectologista, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Com apoio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, a obra incentiva os médicos brasileiros a se empenharem na preservação da saúde pública e atenção integral à mulher.

(Texto com colaboração da Dedicata Comunicação)