Professores homenageados com o Mérito Universitário e Jubileu de Prata.

Solenidade, na última sexta-feira, reuniu docentes com 25 e 15 anos de atividades na Instituição.

Professores que receberam a medalha do Mérito Jubileu de Prata.

Professores que receberam a medalha do Mérito Universitário.

Ao som do Hino Universitário Internacional, "Gaudeamos Igitur", interpretado pela soprano Maristela Carneiro e pelo pianista Wagner Maciel, os professores com 25 e 15 anos de atividades na UCS foram recepcionados na noite da última sexta-feira (13). Tratava-se da 17ª edição da outorga do Mérito Jubileu de Prata e a 32ª edição do Mérito Universitário, que reuniu autoridades acadêmicas, representantes da comunidade acadêmica e familiares dos homenageados. A solenidade sintetizou o reconhecimento que os gestores da Instituição têm a todos os professores que se engajaram no cotidiano da Universidade, contribuindo para o seu desenvolvimento e o cumprimento de sua missão institucional.

Ao parabenizar os docentes pela escolha de serem profissionais de educação, o reitor Evaldo Kuiava agradeceu a dedicação dada por cada um à UCS e citou o filósofo e pensador chinês Confúcio: "Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida". “Durante todo esse tempo, quantos caminhos foram criados e quantos foram deixados para trás. A vida é uma sucessão de escolhas e cada um encontrou o seu projeto de vida na UCS. Vocês fazem parte da Instituição e é possível sentir orgulho de estar presente na construção desta universidade".

Em nome dos professores homenageados com 15 anos, o professor Sandro Rogério dos Santos, do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, ressaltou o papel de ser docente: "aqui aprendemos com o que ensinamos. Somos docentes e temos o dever de nos aproximarmos de nossos educandos. Para sermos verdadeiros mestres precisamos despertar o interesse dos jovens".

A professora Suzana Damiani, do Centro de Ciências Humanas e da Educação, falou em nome dos professores homenageados com o Jubileu de Prata. "Temos respeito ao lugar onde trabalhamos. Esperamos sempre ouvir falar bem da Universidade, porque fazemos parte dela. E, como não se apaixonar pela Instituição que contribui com a sociedade? O amor que sentimos pela UCS é o amor ao conhecimento".

Participaram da solenidade o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação José Carlos Köche, o presidente da Associação dos Docentes (ADUCS) Jefferson Panarotto, o diretor executivo da Fundação Universidade de Caxias do Sul Gilberto Chissini, o sub-reitor do Campus Universitário da Região dos Vinhedos Miguel Ângelo Santin, a presidente da Associação dos Funcionários Sandra Mara da Silva e os diretores de Centro.

Fotos: Claudia Velho