Projeto Lagoas Costeiras entrega Laboratório Ambiental Escolar Móvel ao município de Osório.

Laboratório Ambiental Escolar Móvel irá percorrer as escolas municipais de Osório, promovendo as condições para a difusão de conhecimentos sobre o meio ambiente.

Pesquisadores do Projeto Lagoas Costeiras - LaCos 3, desenvolvido pela Universidade de Caxias do Sul em parceria com a Petrobras, estarão no município de Osório, no litoral norte do RS, neste sábado, dia 28 de novembro, para entregar àquela comunidade um Laboratório Ambiental Escolar Móvel, montado em uma van, com 50 itens de material didático e equipamentos para estudos ambientais, entre eles microscópio, estereomicroscópio, modelos didáticos e 36 banners temáticos. O veículo irá percorrer as 25 escolas municipais de ensino fundamental, com a finalidade de incentivar professores e alunos a buscar conhecimentos e experiências na área ambiental.

A cerimônia de entrega será realizada no Complexo da Lagoa do Marcelino, às 9h30min, com a presença do prefeito Eduardo Aluísio Cardoso Abrahão; do secretário de Educação, Dilson Maciel; do pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato; do coordenador do Projeto Lagoas Costeiras, Alois Schäfer; da vice-coordenadora do Projeto, Rosane Lanzer; de pesquisadores, técnicos e bolsistas que atuam na terceira edição do Projeto e que abrange o município de Osório.

Parceria
A terceira edição do Projeto Lagoas Costeiras foi iniciada em 2014, em Osório, com o objetivo de socializar conhecimentos para a gestão sustentada dos recursos hídricos. Tem a parceria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, do COREDE Litoral Norte e da Prefeitura Municipal de Osório. A equipe da Universidade atua diretamente no município, mais especificamente em 10 das 32 lagoas do município. A proposta do Projeto é, a partir da geração e socialização do conhecimento sobre as lagoas, desenvolver um programa de educação ambiental e capacitar 400 professores para atuarem como agentes multiplicadores nas escolas e comunidades, tendo como foco a educação ambiental. Os estudos realizados pela equipe da Universidade têm também a finalidade de subsidiar a administração do município para fazer a gestão dos recursos hídricos e explorar, de forma sustentável, o potencial turístico das lagoas costeiras.

A UCS, sempre com a parceria da Petrobras, já realizou o Projeto Lagoas Costeiras, nos municípios de Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar (LaCos 1) e, em Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul (LaCos 2). No total foram estudadas 32 lagoas.

Foto: Divulgação LaCos 3