Unidade universitária de Nova Prata é transformada em Campus.

Solenidade reuniu comunidade acadêmica na noite desta terça-feira (24).

A transformação do Núcleo Universitário de Nova Prata em Campus Universitário de Nova Prata (CPRA), ocorrida em solenidade na noite desta terça-feira (24), confirmou a importância da unidade universitária como propulsora de desenvolvimento na região, por meio do ensino.

O ato oficial de transformação ocorreu no auditório do CPRA, na presença de representantes da comunidade de Nova Prata e região.

O professor Mario Coser, diretor do Campus Universitário de Nova Prata, reforçou que a presença do polo universitário em Nova Prata, desde meados dos anos 1990, provocou uma transformação visível a nível regional. Ao elencar a estrutura de ensino oferecida no Campus, afirmou que a produção de conhecimento contribuiu para o desenvolvimento econômico e social dos municípios do entorno atendidos pela Universidade. Nesse ponto, mencionou a busca de parcerias com empresas de tecnologia, que está em andamento.

O diretor também aproveitou para anunciar a instalação no Campus, em março de 2016, do Programa UCS Sênior.

Em sua fala, o reitor da Universidade Evaldo Kuiava frisou que a transformação do Núcleo em Campus corresponde aos anseios daquela comunidade, que, segundo ele, ainda nos anos 1990 abraçou a Instituição. “O status de Campus demonstra também que queremos estar mais próximos da comunidade acadêmica de Nova Prata, aplicando melhorias em infraestrutura e no fomento à qualidade do ensino”, destacou.

O reitor aproveitou para falar sobre as recentes iniciativas arquitetadas pela Universidade, como o UCS.Tec, o Programa de Licenciaturas e o investimento em Parques Tecnológicos, que segundo ele, representam uma oportunidade de desenvolvimento nas unidades universitárias.

Para o vereador Gilmar Peruzzo, que na solenidade representou a Câmara Municipal de Vereadores, o Campus de Nova Prata é fator significativo de desenvolvimento regional, visto que a UCS, em sua avaliação, tem destaque inclusive em âmbito nacional.

O prefeito de Nova Prata, Volnei Minozzo, lembrou que o então Núcleo de ensino pode suprir a necessidade educacional que atingia Nova Prata e os municípios próximos. Citou, ainda, o apoio de diversas entidades para que a instalação fosse possível.

A unidade da UCS em Nova Prata foi instalada em 4 de agosto de 1993, iniciando suas atividades na Casa da Cultura e, em 1997, passou para o prédio adquirido de uma congregação de religiosas e adaptado pela UCS, situado na avenida Clemente Tarasconi, 71.

No Campus Universitário de Nova Prata funcionam os cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e disciplinas de cursos de Engenharia; os cursos de pós-graduação lato sensu em Direito e Processo do Trabalho; em Desenvolvimento e Liderança; e em Planejamento Tributário Contábil. Atualmente estão matriculados 830 estudantes em cursos de graduação e pós-graduação, acompanhados por 42 professores. 765 profissionais são egressos dos cursos oferecidos em Nova Prata.

Fotos: Claudia Velho.