Laboratório de Pesquisa em HIV/Aids participa do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, na Praça Dante Alighieri.

Atividades ocorrem no sábado, dia 28 de novembro, das 9h às 16h, em Caxias do Sul.

O Laboratório de Pesquisa em HIV/Aids da Universidade de Caxias do Sul (LPHA) participa das atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A iniciativa será realizada na Praça Dante Alighieri no próximo sábado, dia 28 de novembro, e tem por objetivo auxiliar na orientação, prevenção e diagnóstico da infecção pelo HIV. A ação é promovida pela Secretaria da Saúde - Serviço de Infectologia, com o apoio do próprio LPHA e da ONG Construindo a Igualdade.

Das 9h às 16h, serão realizadas atividades de distribuição de preservativos e material informativo, aconselhamento e testagem rápida para HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis e hepatites B e C.

Os interessados em realizar os exames deverão estar munidos de documento de identificação com foto e, se possuírem, Cartão SUS. Em caso de chuva, a ação será realizada no Serviço de Infectologia – 1° andar do CES, localizado na rua Sinimbu, n° 2.231.

Neste ano, a data no Brasil está ligada diretamente a um objetivo assumido perante a Organização das Nações Unidas (ONU), que consiste, em até 2020, atingir a meta 90-90-90, com vistas à aceleração da resposta pelo fim da epidemia de Aids, o que significa ter:

90% das pessoas vivendo com HIV sabendo que têm o vírus;
90% das pessoas que sabem que têm o HIV recebendo tratamento antirretroviral; e
90% das pessoas em tratamento antirretroviral tendo carga viral indetectável, preservando sua saúde e reduzindo o risco de transmissão do HIV.

Para atingir essa meta, são necessárias ações estratégicas de prevenção que incluem: testagem regular anti-HIV a nível comunitário (atenção básica em saúde), início imediato da terapia antirretroviral para todas as pessoas que são diagnosticadas soropositivas, uso regular do preservativo, Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP Sexual), o teste anti-HIV no pré-natal (1º e 3º trimestres e no momento do parto), medidas de redução de danos entre pessoas que usam álcool e outras drogas e o tratamento de outras infecções sexualmente transmissíveis.

Sobre o Laboratório
O Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS (LPHA) integra a estrutura do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade de Caxias do Sul (UCS), tendo iniciado suas atividades em 2002 com o objetivo de estudar a epidemia do HIV/AIDS, através de um enfoque interdisciplinar. Com o apoio de redes de pesquisa e instituições nacionais e internacionais, permite que os pacientes tenham acesso a novos exames e regimes terapêuticos, antes que estes estejam disponíveis para a população em geral.

Fotos: Claudia Velho