Docentes selecionados no programa do Santander Jovens Professores e Pesquisadores.

Os professores Marcelo Godinho, do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia e Maria Luiza Cardinale Baptista, do Centro de Ciências Sociais, foram contemplados com bolsas de estudo no exterior (no valor equivalente a 5 mil euros) no Programa Santander Jovens Professores e Pesquisadores. As atividades serão realizadas entre dezembro e fevereiro. Marcelo irá para a Universidad de la Republica do Uruguai, em Montevideo, e Maria Luiza para a Universidade de Coimbra, em Portugal.

Pela primeira vez, professores da Universidade se inscreveram no Programa Santander Jovens Professores e Pesquisadores. Nesta edição, foram distribuídas 100 bolsas de estudo entre professores de 47 universidades brasileiras, interessados em fazer intercâmbio em instituições conveniados com o Santander Universidades, na Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai. Os dois professores finalistas da UCS estavam concorrendo com mais oito professores da Instituição que se inscreveram no Programa, criado com o objetivo de reforçar a mobilidade e intercâmbio de jovens professores e pesquisadores em programas de extensão em instituições ibero-americanas.

Energias Renováveis
Marcelo Godinho explica que, na Universidad de la Republica, irá fomentar parceria com a UCS na área de energias renováveis. No mês passado, o CCET recebeu a visita do professor Dr. Nestor Tancredi, daquela Instituição, que veio falar sobre "Processos termoquímicos para obtenção de combustíveis e adsorventes no Uruguai". Tancredi possui grande experiência na área de energias renováveis, sendo coordenador de diversos projetos de pesquisa para a produção de combustíveis alternativos (biometano/biohidrogênio), área de interesse do professor Godinho. "O projeto que enviei ao programa de intercâmbio – Produção de biohidrogênio a partir das conversão térmica de biomassa – trata da produção de energia, mas através de processos de pirólise e gaseificação. E a área de pesquisa de Tancredi está intimamente relacionada com a minha linha de pesquisa na UCS. O seu laboratório atua em áreas correlatas às minhas linhas de pesquisa. O desenvolvimento do projeto no laboratório do professor Tancredi possibilitará uma aproximação entre as Universidades, além do meu aprimoramento profissional em minha área de atuação”, conclui Godinho.

Usina de Saberes Luso-Brasileiros
Maria Luiza Cardinale Baptista é docente do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e dos cursos da Comunicação. Ela foi selecionada no programa com o a pesquisa "Amorcomtur! Usina de Saberes Luso-Brasileiros – 'Com-versar’ viagens investigativas interculturais, a partir do acionamento de amorosidade e autopoiese nas rodas de conversa, como dispositivo de afetivação para a pesquisa". Ela irá para a Universidade de Coimbra, com o objetivo de "estreitar os laços que vêm sendo estabelecidos entre o grupo de pesquisa Amorcomtur! e os pesquisadores luso-brasileiros. Tem como objeto a criação de uma Usina de Saberes Luso-Brasileiros, a partir da experiência Amorcomtur!, com a realização de rodas de conversa, pautadas pelos pressupostos teóricos do grupo: amorosidade e autopoiese. No caso deste plano, seu desenvolvimento envolve a viagem para a Universidade de Coimbra, mas também estão relacionadas com a proposta, as seguintes universidades, com quem vêm sendo estabelecidas relações e tratativas, para a realização de Rodas de Conversa Amorcomtur: a Federal do Amazonas e a Federal do Rio Grande do Norte (ambas no Brasil), e Universidade do Minho, em Portugal. A proposição alinha-se à discussão de internacionalização do grupo, já com vinculação em desenvolvimento com universidades de Portugal e Espanha”.

Na UCS, as rodas de conversa são realizadas semanalmente no Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese. Segundo Maria Luiza, "as rodas de conversa são denominadas Encontros Caóticos da Comunicação e do Turismo, o que sinaliza para um referencial teórico transdisciplinar, alinhado com a tendência de estudos contemporâneos que propõem a Ciência, como resultado de processos complexos, mutantes e multifacetados. Essas rodas de conversa vêm se consolidando com uma prática de aprendizagem que aciona afetivações e, ao mesmo tempo, direciona fluxos desejantes de pesquisa, consolidando-se em produções marcadas pela alegria e o comprometimento mútuo, em entrelaços de amorosidade e autopoiese".