Mariane de Bona, acadêmica de Design de Moda, vence 9º Concurso UCS/Cotegal.

Trabalho sobre ativista polonesa de Direitos Humanos rende à acadêmica de Design de Moda, Mariane de Bona, o 9º Concurso UCS/Cootegal. O prêmio é uma viagem a São Paulo para participar da Première Vision Brasil Inverno de 2016.

Mariane (de blusa branca ao centro da foto) e seus colegas e professores.

Com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos de Design de Moda a experiência prática no manuseio de tecidos de lã, a Cooperativa Têxtil Galópolis (Cootegal) e a UCS realizaram na terça-feira, dia 8 de dezembro, a 9ª edição do Concurso UCS/Cootegal de Design de Moda. Na premiação, a acadêmica Mariane de Bona conquistou o primeiro lugar com a coleção intitulada "Descendentes", inspirada na ativista polonesa Irena Sendler, que se destacou na luta por Direitos Humanos, durante a Segunda Guerra Mundial. A estudante ganhou uma viagem para participar da Première Vision Brasil Inverno, em São Paulo. Também foram atribuídas menções honrosas aos trabalhos das alunas Vitória Frá e Ariane Lago.

Ao todo, 16 alunos da disciplina Projeto de Moulage, coordenada pelas professoras Adriana Ferreira Conte e Gilda De Ross, tiveram que produzir seus trabalhos levando em conta os cinco sentidos. Para isso, buscaram diferentes objetos físicos como referência para expressar a identidade criadora de cada um. Após esse trabalho mais conceitual, surgiram os temas com que cada aluno desenvolveu sua coleção. Os acadêmicos tiveram que escolher um dos looks para o concurso.

Durante a avaliação, os alunos apresentaram seus modelos e explicaram o processo criativo e de produção para uma banca, composta por profissionais que atuam com moda. Os avaliadores analisaram quesitos como criatividade, fidelidade ao tema e qualidade na execução da peça.

O processo de Moulage
Criada pela estilista francesa Madeleine Vionnet, na década de 1930, a técnica de Moulage é uma forma avançada da modelagem, na qual o estilista desenvolve a criação da roupa ou molde no corpo de alguma pessoa ou manequim, aprimorando o caimento e o acabamento da roupa. Utiliza-se esse processo para ampliar possibilidades criativas e reduzir a margem de erros.

Cootegal
Com tradição de mais de 100 anos no mercado, o cuidado artesanal na fabricação dos tecidos produzidos pela Cootegal atrai as principais marcas brasileiras. Localizada em Caxias do Sul, a cooperativa tem como principais clientes confecções da Serra Gaúcha, além de atuar nas regiões Sul e Sudeste. Hoje, 41 sócios e 76 colaboradores formam a equipe de trabalho.

Fotos: Ben Hur Ribeiro e Joice Oliveira