CAPES aprova Doutorado em Educação e mestrados em Ciências da Saúde e em Engenharia de Produção.

Com a aprovação pela CAPES de três novos cursos, Universidade avança na sua consolidação como instituição de pesquisa e pós-graduação.

A avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), divulgada nesta quarta-feira (16), aprovou três propostas de novos cursos de pós-graduação encaminhadas pela Universidade este ano, são eles:
Doutorado em Educação, curso que irá integrar o Programa de Pós-Graduação em Educação.
Mestrado Profissional em Engenharia de Produção, a ser oferecido no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Bento Gonçalves).
Mestrado em Ciências da Saúde, a ser oferecido pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, no Campus-Sede.

Os três novos cursos abrirão processo seletivo para ingresso ainda no primeiro semestre de 2016. Assim, a Universidade amplia para 15 seus programas de pós-graduação stricto sensu, totalizando 23 cursos: 7 Doutorados, sendo dois em parceria com outras IES, e 16 Mestrados - 11 acadêmicos e 5 profissionais.

Conheça os programas de pós-graduação stricto sensu da UCS.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor José Carlos Köche, a aprovação desses três novos cursos simboliza o reconhecimento dos investimentos que a Instituição vem fazendo em pesquisa e produção científica. "Nos últimos dez anos, a Universidade passou de seis para dezesseis mestrados e criou sete doutorados. Praticamente triplicamos nossa grade de cursos de pós-graduação stricto sensu, dentro das principais áreas de atuação da Instituição. Gradativamente, a UCS migrou de um modelo tradicional de ensino para um modelo mais coerente com a contemporaneidade, firmando-se no cenário nacional como uma instituição de pesquisa e pós-graduação, que lhe dá as condições de implantar um Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação - TecnoUCS capaz de articular com o setor empresarial e o poder público, a busca de soluções inovadoras para o desenvolvimento do país".

Doutorado em Educação
O Programa de Pós-Graduação em Educação iniciou suas atividades em março de 2008 com o curso de Mestrado em Educação, que chega, neste final de 2015, a 121 profissionais titulados. O encaminhamento da proposta de implantação do Doutorado se fundamentou no amadurecimento do trabalho realizado no âmbito do Mestrado, que obteve conceito 4 na última avaliação trienal da CAPES. Sua aprovação, segundo o parecer da Comissão de Avaliação da Área, justifica-se, entre outros aspectos, pela qualificação da atuação em pesquisa e pela produtividade acadêmica do corpo docente permanente, que apresenta capacidade para captar apoio financeiro de agências de fomento e responde por uma quantidade expressiva de publicações em periódicos e livros com a classificação Qualis. As inscrições para o Processo Seletivo do Doutorado estão abertas até dia 17 de fevereiro.

Mestrado Profissional em Engenharia de Produção
A interação entre a Universidade e o setor empresarial está na base da proposição do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção, a ser oferecido no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. O setor empresarial encontra na Universidade, o apoio para capacitar e qualificar seus profissionais, através da pesquisa avançada a ser desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Com área de concentração em "Gerência de Qualidade e Produção", o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção terá duas linhas de pesquisa: "Estratégias em Sistemas de Qualidade e Produção" e "Modelagem e Análise de Sistemas de Qualidade e Produção". Como mestrado profissional, tem o objetivo de formar profissionais capazes de aplicar o método científico e práticas transformadoras, na solução de problemas, prioritariamente em organizações inseridas na região de abrangência da Universidade.

O parecer da Comissão de Avaliação da Área, recomendando a aprovação da proposta com nota 3, informa que existe "intensa e ampla integração da Instituição com o mercado produtivo local, justificando a opção pela modalidade de mestrado profissional". E finaliza: "a proposta apresenta mérito em todos os quesitos".

Mestrado em Ciências da Saúde
A proposta de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde também foi avaliada positivamente em todos os quesitos pela Comissão de Área, que recomendou o curso com nota 4. "A proposta é coerente, abrange uma região do Estado do Rio Grande do Sul onde ainda faltam profissionais com titulação para dar seguimento ao desenvolvimento científico na área da saúde. Há suporte institucional, boa infraestrutura para pesquisa e ensino".

O Mestrado em Ciências da Saúde tem áreas de concentração em "Ciências Biomédicas" e "Ciências Clínicas" e organiza-se em quatro linhas de pesquisa: "Engenharia e Terapia Celular"; "Farmacologia e Biomarcadores"; Investigação Clínica e Epidemiológica" e "Saúde Materno-Infantil".

Segundo os avaliadores, a proposta e a estrutura curricular estão adequadamente concebidas e o corpo docente atende aos critérios quantitativos (dimensionamento e dedicação) e qualitativos (experiência e produtividade).

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, este é o primeiro mestrado da Universidade na área da Saúde e ele ter sido aprovado e recomendado com a nota 4 é um indicativo da qualidade da proposta apresentada. "A nota 4 nos dá segurança para pensar na ampliação do Programa, talvez com a proposição, num futuro próximo, de um Doutorado nessa área".