Governador José Ivo Sartori recebe comitiva da UCS para discutir possibilidade de parcerias futuras.

Audiência no Palácio Piratini reuniu, na tarde desta quarta-feira, dia 17 de fevereiro, a Reitoria da Universidade, representantes da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), o governador José Ivo Sartori e parte do seu secretariado.

O Parque de Ciência, Inovação e Tecnologia (TecnoUCS), inaugurado no final de 2015, e o projeto de criação do Centro de Pesquisa, Diagnóstico e Tratamento Veterinário de Saúde Animal foram os dois principais temas discutidos durante a audiência de representantes da UCS e da FUCS com o governador José Ivo Sartori, na tarde de ontem (17). Como resultado do encontro, ficou combinado que no final deste mês, representantes das secretarias da Agricultura, Pecuária e Irrigação; Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia; e Planejamento e Desenvolvimento Regional farão uma visita à Universidade para conhecer a área onde serão construídos o Centro de Pesquisa, Diagnóstico e Tratamento Veterinário de Saúde Animal e os espaços de inovação do TecnoUCS.

Durante o encontro, o reitor Evaldo Kuiava apresentou as quatro áreas de atuação da Universidade que podem contribuir para gerar competitividade e dar visibilidade ao Rio Grande do Sul: biotecnologia, saúde, materiais cerâmicos e indústria criativa.

O professor Ambrósio Luiz Bonalume, presidente do Conselho Diretor da FUCS, considerou a reunião muito produtiva pelo fato de abrir possibilidades de parcerias com vários setores do Governo do Estado.

O vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Graciolli, apresentou o projeto que prevê a ampliação da estrutura do TecnoUCS, com a construção de espaços de inovação e a disponibilização de áreas condominiais para serem utilizadas por empresas para a construção de empreendimentos próprios, mediante acordos de cooperação com a Universidade. "O mais importante é trazer empresas para o Rio Grande do Sul. Nos últimos meses, convidamos empresários para conhecer o TecnoUCS e temos mais de dois mil clientes a quem já prestamos serviços na área tecnológica".

O pró-reitor acadêmico, professor Marcelo Rossato, falou sobre a busca de recursos para a concretização do Centro de Pesquisa, Diagnóstico e Tratamento Veterinário de Saúde Animal. "Identificamos várias dificuldades na área veterinária. O objetivo do Centro, juntamente com o Hospital Veterinário, é oferecer suporte aos profissionais em equipamentos clínicos para melhorar esta condição, além de manter o controle de zoonoses e a facilitação de exportações de animais".

O governador José Ivo Sartori lembrou da importância de um investimento regional como o Medical Valley, que conheceu na Alemanha, e que agora está presente no Estado. "Conheço o trabalho desenvolvido pela Universidade, que contribui com o potencial de desenvolvimento da região", afirmou.

Estavam presentes na reunião o presidente da FUCS, Ambrósio Luiz Bonalume; o reitor Evaldo Kuiava; o sub-reitor do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Miguel Ângelo Santin; o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Graciolli; o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, José Carlos Köche; o pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato; o chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech; o diretor Administrativo e Financeiro, Cesar Augusto Bernardi; o assessor de Planejamento e Orçamento, Roberto Vitório Boniatti; o coordenador do setor de Desenvolvimento Cultural e da Orquestra Sinfônica, Moacir Lazzari; o diretor executivo Gilberto Henrique Chissini; o professor Luiz Carlos Bombassaro e o bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Carmelo Ruffinoni.

À noite, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, foi realizado um jantar, organizado pela Escola de Gastronomia da UCS, com pratos da culinária italiana contemporânea, para o governador José Ivo Sartori e o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, que se encontra no estado, em função da sua participação da Festa da Uva de Caxias do Sul.

Fotos: Luiz Chaves.