Intercâmbio: estudantes de diversos países estudam na UCS.

Parte do grupo de alunos estrangeiros que, no primeiro semestre, fará intercâmbio na UCS.

30 novos alunos estrangeiros fazem intercâmbio de estudos na UCS.

A manhã desta quinta-feira, dia 25, foi momento de dar as boas-vindas para o grupo de estudantes estrangeiros que fazem, no primeiro semestre de 2016, intercâmbio de estudos na UCS. No encontro, conduzido pela equipe responsável pelo UCS Internacional, eles receberam orientações sobre a estrutura e funcionamento da Universidade.

No total, 30 estudantes, oriundos de instituições de ensino da Alemanha, Argentina, China, Chile, Colômbia, Espanha, França, Itália e Reino Unido, vão cursar disciplinas de graduação e de pós-graduação. Alguns, no entanto, planejam ficar mais tempo em Caxias do Sul. É o caso do chileno Francisco Ramon Bravo, 38, que se mudou para Caxias do Sul em dezembro passado. Formando em Administração, Francisco buscou a UCS para validar seu diploma no país. Afora o clima, que avalia como quente demais e confuso em relação ao Chile, onde as estações do ano costumam ser melhor definidas, o intercambista é só elogios à cidade, e também à UCS. "Estudei em uma grande universidade de Santiago, mas não se compara ao que encontrei aqui. A estrutura e a prática de ensino na UCS são muito superiores", destaca.

Maria Modelska, 22, da cidade de Ztocieniec, na Polônia, há pouco concluiu um intercâmbio em Madrid, na Espanha, e não quis esperar para ingressar em outro período de estudos no exterior, desta vez em Caxias. A estudante de Ciências Cognitivas buscou, na UCS, disciplinas de Psicologia que complementassem o conhecimento na área. "Quando surgiu a oportunidade, não pensei duas vezes. Recomendo a todos que tenham essa vontade. Conhecer pessoas de diferentes culturas é muito gratificante", afirma.

Ajuda extra
A recepção aos estudantes foi a primeira atividade oficial de Eduardo Henrique Buogo, 19, como Padrinho Universitário. Eduardo, que está no terceiro semestre de Comércio Internacional, viu no programa Padrinho Universitário uma oportunidade de ampliar seus horizontes. "Adoro interagir e, para mim, essa é uma ótima oportunidade. Me sinto à vontade convivendo e auxiliando os alunos de outros países, e em troca ganho mais conhecimentos sobre diferentes culturas". O Programa Padrinho Universitário visa oferecer aos acadêmicos da UCS a possibilidade de acolher e acompanhar mais de perto um estudante intercambista, auxiliando-o no processo de adaptação, participando de uma experiência enriquecedora.

Fotos: Claudia Velho