Programa "Juntos na Diversidade" será lançado na Festa da Uva.

Promovida pelo governo do Estado, por meio do patrocínio do Banrisul, iniciativa terá gestão da UCS e busca estimular a preservação de línguas nativas e de imigração no Rio Grande do Sul.

Seja pela influência da imigração de diversas etnias ou pela herança dos povos nativos, a variedade de idiomas e dialetos que coexistem no Estado constituiu um patrimônio cultural único. Para estimular a preservação desse acervo imaterial, a Universidade de Caxias do Sul estará à frente da gestão do programa "Juntos na Diversidade", promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura.

A iniciativa será oficialmente apresentada à comunidade nesta sexta-feira, dia 26, às 15h, no Parque de Eventos da Festa da Uva, durante cerimônia no estande do Banrisul, que patrocina o trabalho.

O programa busca promover a preservação de línguas nativas e de imigração, como o talian, o polonês, o alemão e o kaingan. Num primeiro momento, a atuação será destinada às regiões Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra. Pela UCS, a organização ficará a cargo do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC).

O regulamento deverá ser lançado em março e pretende convocar escolas e entidades, principalmente formadas por crianças e jovens, a inscreverem atividades que atendam ao objetivo do programa. A ideia é estimular ações especialmente de segmentos artísticos, como grupos de música, corais, grupos de teatro, entre outros.

Ao final do projeto, previsto para novembro, será atribuída uma premiação aos trabalhos que se destacarem. Ainda não foram definidos os critérios de julgamento e seleção, mas a premiação total de R$ 50 mil será repartida entre as melhores iniciativas.

O programa "Juntos na Diversidade" faz parte da Política Estadual de Apoio ao Fomento da Cultura e está alinhado aos Planos Nacional e Estadual da Cultura.