Formando do CARVI participa do desenvolvimento de kart profissional totalmente elétrico.

Projeto de kart de corrida totalmente elétrico foi desenvolvido em parceria com a ULBRA e as empresas IMOBRAS e Metalmoro.

Bernardo Ghidini Soares e os professores Luiz Carlos Gertz, da ULBRA e Alexandre Mesquita, da UCS

A Universidade de Caxias do Sul, em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), e as empresas IMOBRAS Indústria de Motores (de Alto Feliz) e Metalmoro (de Cachoeirinha), finalizou a construção de um kart de corrida puramente elétrico. A etapa de implementação elétrica consistiu do trabalho de conclusão de curso em Engenharia Elétrica do aluno Bernardo Ghidini Soares, do Campus Univesitário da Região dos Vinhedos, orientado pelo professor Alexandre Mesquita.

Veículos elétricos são atualmente uma alternativa potencial para a necessidade de reduzir o impacto ambiental da queima de combustíveis fósseis, matriz energética atual para os veículos, principalmente urbanos.

Com um chassis de kart profissional fornecido pela empresa Metalmoro, o professor Luiz Carlos Gertz, do curso de Engenharia Automotiva da ULBRA, coordenou o projeto de acoplamento de quatro motores DC de 500 W, fornecidos pela IMOBRAS ao eixo traseiro do veículo. Logo após, o kart foi transferido para o Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI/UCS) para o desenvolvimento e implementação do sistema elétrico. Nessa etapa foram superados os desafios de eletrônica de potência e controle, comuns a esse tipo de projeto e desenvolvido um computador de bordo, com informações como autonomia das baterias, velocidade do kart e corrente do motor.

Segundo o acadêmico Bernardo, "a execução do projeto trouxe conhecimentos importantes para a trabalhar a tecnologia de veículos elétricos. Isso me proporcionou estar em condições de atuar como profissional nesse novo e crescente ramo do mercado automobilístico".

Para o professor Alexandre Mesquita, que orientou Bernardo, "esse é o segundo projeto bem-sucedido no curso de Engenharia Elétrica do CARVI em desenvolver a adaptação de sistema de acionamento e controle puramente elétrico para veículo de pequeno porte, o que já está mostrando uma consolidação pela Universidade em projetos com essa tecnologia". Ele ressalta que o sucesso de tal projeto só foi possível com a parceria estabelecida com o curso de Engenharia Automotiva da ULBRA, "com o qual novos projetos já estão sendo encaminhados, e com a empresa de motores elétricos IMOBRAS, que mais uma vez trouxe apoio a projetos da UCS".

Foto divulgação CARVI