Serviço de apoio para acadêmicos da área da Saúde será inaugurado nesta sexta-feira.

Espaço funcionará no Bloco E vai oferecer suporte pedagógico e psicológico.

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) colocará em funcionamento, ainda no mês de março, o Serviço de Apoio das Áreas da Saúde para os estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos da área da Saúde. Instalado no Bloco E do Campus-Sede, o novo Serviço englobará as ações já desenvolvidas pela Instituição que objetivam fornecer auxílio a todos os seus acadêmicos na esfera psicopedagógica.

O evento de inauguração será nesta sexta-feira, dia 11, às 19h no Salão de Atos da Reitoria, com a palestra da psicóloga Patrícia Bellodi, que falará sobre Programas de Mentoring/Tutoria: a experiência da Universidade de São Paulo (USP).

O Serviço conta com um núcleo de mentores, formado por professores do curso de Medicina, devidamente capacitados em serviços de apoio a estudantes das áreas da saúde, especialistas na área de Psiquiatria, Psicologia e Serviço Social. As atividades passam pela atenção pedagógica e psicossocial dos estudantes, por meio de atividades de orientação pedagógica, humanização, suporte psicológico e psiquiátrico. O estudante que procurar o Serviço poderá, sem custos adicionais, frequentar consultas individuais ou atividades em grupo, pelo tempo que for necessário.

A iniciativa da Universidade de monitorar e ajudar a manter a saúde mental do estudante vem ao encontro das novas orientações das entidades médicas. Recentemente, o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e do Conselho Federal de Medicina (CFM) incluíram em suas normas a existência de políticas e programas de apoio e suporte psicológico aos acadêmicos, com ações de prevenção, promoção e tratamento.

O professor Asdrubal Falavigna, coordenador do curso de Medicina, explica que a manutenção do bem-estar psicológico dos acadêmicos é fator determinante para a sua formação. "O sofrimento humano presenciado, as longas horas de estudo e estágio, a responsabilidade de cuidar de um outro ser humano, a própria inexperiência, o conhecimento técnico ainda em construção e a meta inatingível de não errar são algumas das preocupações que causam uma série de prejuízos à saúde mental dos estudantes".

O professor Dagoberto Vanoni de Godoy, diretor do CCBS, complementa que problemas como ansiedade, as alterações de sono e a perda da qualidade de vida são comuns a estudantes das áreas da Saúde. "Esse trabalho de orientação e atendimento já era realizado de forma informal. Os alunos de medicina sentem particularmente constrangidos em demonstrar e expor fraquezas. O monitoramento pode diminuir a ocorrência e a intensidade de fatores de risco de variáveis que proporcionam baixo desempenho nas disciplinas".