Movelsul 2016: estudantes do CARVI participam das equipes vencedoras do Grand Prix SENAI de Inovação.

Os acadêmicos Augusto de Toni e Giordano Cechet Moro, e o professor Alexandre Mesquita, do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, participaram das duas equipes premiadas no Grand Prix SENAI de Inovação, realizado durante a Movelsul 2016, em março, na cidade de Bento Gonçalves.

Voltado para a geração de ideias inovadoras para o mercado moveleiro dentro dos temas Energia, Água, Segurança do Trabalho e Resíduos, o Grand Prix SENAI de Inovação teve a participação de três equipes multidisciplinares, compostas por estudantes e professores de diferentes instituições de ensino, que trabalharam por 40 horas no desenvolvimento de seus projetos, seguindo a metodologia DIP - Desenvolvimento Integrado de Produto, resultado de uma parceria entre o Senai, o Consorzio Politecnico Di Milano (Itália) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com o apoio do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

O professor Alexandre Mesquita, do Centro de Ciências Exatas, da Natureza e de Tecnologia do CARVI, e os estudantes Augusto de Toni, de Engenharia Mecânica, e Giordano Cechet Moro, de Engenharia Eletrônica, participaram das equipes que obtiveram o primeiro e o segundo lugar na competição. Mesquita e de Toni participaram do projeto Cervical Wearable, que ficou em primeiro lugar, com a criação de uma fita adesiva com sensores que pode ser colocada na coluna cervical para monitorar os movimentos do paciente, com aplicação na área médica e na indústria. Além dos dois representantes da UCS, faziam parte da equipe vencedora: Ricardo Dal Piva, Eduardo Luis Bianchi, Jean Cettolin, Juliano Tremea e Augusto Crespi.

A equipe que ficou com o segundo lugar e da qual participou o acadêmico de Engenharia Eletrônica do CARVI, Giordano Cechet Moro, apresentou o projeto Jornada Segura, que determina se o funcionário está apto a trabalhar com máquina naquele dia.

Para o professor Alexandre Mesquita, "essa foi uma experiência incrível, que estimulou a criatividade em espírito colaborativo para propor soluções em importantes temas atuais".

O Grand Prix Senai de Inovação, inspirado em um modelo sueco, é um showroom de inovação aberta que funciona como uma competição entre equipes multidisciplinares com foco na solução de problemas específicos da indústria. Essa é a segunda edição do projeto no Rio Grande do Sul, mas outras edições já foram realizadas no Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

Fotos: divulgação