UCS.Tec: cursos superiores de tecnologia com foco no mercado.

Em tempos de mudanças constantes, a formação superior também experimenta novas possibilidades. Os cursos superiores de tecnologia são exemplos dessas transformações. Os tecnólogos – profissionais com formação superior em uma área específica do conhecimento – vêm se destacando pela inserção mais rápida no mercado de trabalho, uma vez que apresentam conhecimento específico e de nível superior (graduação). Assim, a modalidade de graduação é uma excelente escolha para os estudantes que buscam uma formação específica, de forma intensa, em um menor tempo de execução e com um investimento acessível.

"Os cursos superiores de tecnologia têm o intuito de gerar mais aderência às necessidades do mercado e também maior percepção de valor agregado pelos estudantes, uma vez que apresentam diversos atrativos", considera o professor Rodrigo Marques de Almeida Guerra, coordenador do Programa UCS.Tec.

Recentemente, a UCS reformulou os cursos superiores de tecnologia, por meio do UCS.Tec, com a finalidade de gerar vantagens para os estudantes. Entre elas, o tempo de execução do curso em quatro semestres (para os cursos da área de gestão), certificação intermediária (ao término de cada semestre letivo para o estudante), estrutura modular (dividida em eixos temáticos), transversalidade dos conteúdos dos módulos por meio de projeto temático (gestão, processos, econômico e estratégia e competitividade), aplicação de estratégias de aprendizagem ativas durante as aulas e contribuições de mentores (empresários e/ou executivos do mercado) durante a elaboração e avaliação dos projetos temáticos.

Outra vantagem diz respeito ao valor das mensalidades. Apesar da graduação ser concluída em quatro semestres, o curso pode ser parcelado em várias vezes, garantindo maior flexibilidade para o estudante.

"A UCS expandiu as parcelas de investimento do curso para 30 ou 42 meses, ou seja, além do tempo de execução do curso. A medida pretende gerar maior acesso aos estudantes e funcionários de empresas que buscam formação específica", explica o coordenador.

Atualmente, quatro cursos com a marca UCS.Tec estão em funcionamento. Gestão Comercial, Marketing e Gestão de Recursos Humanos contam com turmas em funcionamento e estarão com inscrições abertas neste Vestibular de Inverno. O curso de Radiologia também integra o UCS.Tec, e o ingresso ocorre no processo seletivo de verão de 2017.

"Nossa intenção é ampliar a oferta dos cursos superiores de tecnologia, tendo em vista maior número de cursos em diversas áreas do conhecimento. Essa ação contribuirá para a ampliação do número de profissionais com formação específica, visando atender às demandas do mercado de trabalho", conclui o coordenador do Programa.

Do mercado para a graduação

Para Leonardo Martins da Costa (foto), de 26 anos, o caminho rumo ao ensino superior se deu de forma inversa. Acadêmico do curso de Gestão Comercial, ele viu na graduação uma forma de reforçar o seu posicionamento no mercado de trabalho. Atuando como vendedor em uma empresa de suprimentos industriais, reconheceu que era hora de ampliar seus conhecimentos, ficou sabendo do UCS.TEC e decidiu fazer o vestibular no final de 2015. Foi aprovado e hoje integra a turma da graduação.

"Os cursos de tecnologia possibilitam a conclusão rápida da graduação, têm um foco na prática e no mercado de trabalho e, ainda, possibilitam um aporte teórico em relação à função", comenta Leonardo.

Conforme o acadêmico, a lógica de aulas também beneficia o melhor engajamento das turmas. Os encontros ocorrem no período noturno, de segunda a quinta-feira. Nas sextas-feiras, não há aula e os alunos podem revisar o conteúdo da semana. Aos sábados, há uma disciplina semipresencial, sendo que o material pode ser conferido pelos estudantes em outros momentos ao longo da semana.

Para Leonardo, o futuro reserva ainda mais crescimento. Com experiência no mercado, ele pensa em avançar na carreira, agregando uma graduação ao currículo. Na vida pessoal, os próximos passos também são de responsabilidade. Em setembro, o jovem se prepara para ser pai!

De olho no futuro

Assim como Leonardo, a estudante de Marketing Gabriela Dalzotto tem pressa. Ela atua em uma empresa do ramo fotográfico, mas espera, em breve, entrar no mercado de trabalho relacionado ao marketing.

"Decidi cursar Marketing, pois é uma área que me atrai bastante, e é também onde pretendo atuar. Por ser um curso de curta duração, estarei formada em apenas dois anos. Isso influencia diretamente na carreira profissional, pois agiliza grande parte do processo e possibilita aprimorar ainda mais nossos conhecimentos com outros cursos", projeta a jovem de 19 anos.

Além disso, fazer um curso de tecnologia em uma instituição de ensino como a UCS, reconhecida pela qualidade no Brasil, também pesou na hora da escolha. As parcerias da Universidade com o mercado e a busca por novas formas de aprendizagem também foram decisivas.

"Além de se formar num prazo curto, a UCS é bastante reconhecida, e o aluno terá bons conhecimentos já que o curso é focado para as empresas e preza pela aprendizagem prática", observa Gabriela, que tem claro o objetivo de estar capacitada para atuar na área de marketing, o mais breve possível, e, após formada, continuar se especializando.

Texto: Vagner Espeiorin. Fotos: Claudia Velho