Campus Universitário de Vacaria homenageia ex-diretores da unidade.

Evento buscou reconhecer a contribuição desses professores no crescimento da UCS naquela região.

O Campus Universitário de Vacaria prestou uma homenagem aos ex-diretores na manhã desta quarta-feira, 4 de maio, nomeando a "Biblioteca Professor Nelson Francisco Benvenutti", o "Auditório Professor Homero Francisco Peixoto Camargo" e a "Sala Professora Marina Brito Boschi". A solenidade de descerramento das placas contou com a presença do reitor Evaldo Kuiava, do diretor do Campus Universitário de Vacaria Paulo Gilberto dos Santos Silva, do coordenador de Extensão Marcelo Faoro de Abreu, presidente da Associação Pró-Ensino Superior dos Campos de Cima da Serra – APESC Lino Jacques, docentes da unidade universitária e representantes da comunidade.

A homenagem teve como intuito reconhecer a importância desses diretores que contribuíram com o crescimento do Campus no município de Vacaria: Nelson Francisco Benvenutti foi diretor de 1993 a junho de 2007; Homero Francisco Peixoto Camargo de julho de 2007 a 2013 e Marina Brito Boschi de 2013 a 2015.

Homero Peixoto Camargo enfatizou a trajetória individual de cada homenageado, a quem chamou de "testemunhas da consolidação do Campus Universitário em Vacaria. A gente se desliga da universidade, mas a universidade fica colada na gente. Muitas vezes confundíamos nossa vida pessoal com a Universidade que, neste ato, está referendando nosso passado e, em nome dele, aceitamos essa homenagem".

Nelson Francisco Benvenutti, diretor de 1993 a 2007; Homero Francisco Peixoto Camargo, de 2007 a 2013; Marina Brito Boschi, de 2013 a 2015, Lino Jacques, presidente da Associação Pró-Ensino Superior dos Campos de Cima da Serra, o reitor Evaldo Kuiava e o atual diretor do Campus, Paulo Gilberto dos Santos Silva.

O exemplo dado pelos ex-diretores foi ressaltado pelo atual diretor, professor Paulo Gilberto: "a homenagem também é justa pelas parcerias que eles construíram entre o Campus Universitário e a região de Vacaria".

Lino Jacques, diretor da APESC, lembrou da trajetória para implantação de cursos no município. "Os homenageados sempre prosseguiram com a luta de implantar novos cursos, como o de Agronomia, que trouxe benefícios à comunidade, e souberam reconhecer a APESC como um marco histórico e significativo para a educação em Vacaria".

O reitor Evaldo Kuiava declarou que a homenagem aos ex-diretores partiu da própria comunidade acadêmica, o que faz com essa homenagem tenha mais valor. "Trata-se de uma homenagem justa e de importância significativa. Muitos dos professores fizeram o seu projeto de vida na UCS e precisamos valorizar essas pessoas e por aquilo que elas contribuíram. As boas ações desses professores transformaram-se em valores, que se transformaram em princípios de vida que servem de exemplo para todos nós".

O Campus Universitário de Vacaria conta, atualmente, com os cursos de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Pedagogia e Sistemas de Informação.

Fotos: Claudia Velho