Quinta Sinfônica recebe o solista Alexandre Ritter no dia 12 de maio.

Concerto, no UCS Teatro, terá a regência do maestro Manfredo Schmiedt.

A terceira edição do Programa Quinta Sinfônica, nesta quinta-feira, dia 12 de maio, terá a participação do solista Alexandre Ritter (contrabaixo), no concerto que se inicia às 20h30min, no UCS Teatro.

Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, serão apresentadas as obras "Black Forest" para orquestra sinfônica, de Boris Kosak; "Sconcerto" Suíte para contrabaixo e orquestra, de Armando Trovajoli e "Valse Oublièe" para contrabaixo e orquestra de cordas, de Franco Petracchi, ambas com a participação do solista convidado Alexandre Ritter; "Sarabande" (Suite Pour le Piano), de Claude Debussy/Maurice Ravel; e Danças do Ballet Estancia, Op. 8, de Alberto Ginastera.

Os ingressos estão disponíveis a 10 reais para o público em geral, e 5 reais para idosos e estudantes, na Loja Spaço Omini, na Galeria Universitária; na Livraria do Maneco, no Centro; e no Posto Deltha, em frente à Prefeitura Municipal.

A Orquestra Sinfônica da UCS tem o patrocínio da Unimed Nordeste-RS e o apoio do Simecs e do LionsEduC.

Solista Alexandre Ritter
Alexandre desenvolve, desde 2000, trabalho artístico, pedagógico e de pesquisa na UFRGS e mantém uma classe de contrabaixos produtiva. Já recebeu os títulos de Doutor e Bacharel em Performance pela The University of Georgia (EUA). Sua formação musical e acadêmica também inclui um ano de mestrado em Performance de Contrabaixo na University of British Columbia (Canadá). Como pesquisador, tem trabalhado em colaboração com o pedagogo e intérprete de contrabaixo, Francesco Petracchi. O resultado deste projeto de pesquisa culminou com uma tese de doutorado em 2010, publicada recentemente no Online Journal of Bass Research. Atualmente, desenvolve o projeto de música Jazz e Música das Américas com o guitarrista e cantor Raul Leitão.