Nilda Stecanela recebe, nesta quarta-feira, Medalha Monumento Nacional ao Imigrante

Onze mulheres que se destacam no cotidiano da cidade serão homenageadas pela Prefeitura Municipal, dentro das comemorações do Dia da Mulher Caxiense.

A professora Nilda Stecanela, do Centro de Ciências Humanas e da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, será uma das 11 mulheres homenageadas pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, nesta quarta-feira, dia 11 de maio, com a Medalha Monumento Nacional ao Imigrante, em alusão ao Dia da Mulher Caxiense. A solenidade terá início às 18 horas, no 2º andar do Centro Administrativo.

O Dia da Mulher Caxiense, celebrado no dia 11 de maio, foi instituído por Lei Municipal em 1984, por meio de um projeto de lei de autoria da então vereadora Rachel Grazziotin. A data foi escolhida por ser aniversário da primeira vereadora caxiense, Ester Justina Troian Benvenutti, eleita em 1959.

A homenagem a Nilda Stecanela – que também já foi professora de diversas escolas públicas municipais de Caxias do Sul – deve-se à sua participação na comunidade caxiense. Ela possui pós-doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres (2015-2016) onde atuou como Honorary Research Associate e desenvolveu projeto de pesquisa sobre Direitos Humanos, Direito à Educação e o cotidiano escolar, com Bolsa CAPES. A docente desenvolve pesquisas sobre juventude e processos educativos.