Atleta da Seleção Olímpica de Taekwondo treina na Vila Poliesportiva da UCS.

De um projeto social em Macapá para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O atleta da Seleção Olímpica de Taekwondo, Venilton Teixeira, está em Caxias do Sul, onde realiza testes na Vila Poliesportiva e no Instituto de Medicina do Esporte (IME) da Universidade de Caxias do Sul, sob a supervisão do técnico Daniel Brisotto.

Venilton veio de Macapá, Amapá, e fica em Caxias do Sul até segunda-feira, dia 16. Além dos treinos e testes, Venilton irá conhecer o trabalho da equipe ACTKD/UCS/Prefeitura de Caxias do Sul, que recebe o apoio e patrocínio da UCS e conta com a participação de 100 alunos, onde se destacam 14 atletas que já competem em nível de faixa preta, e dois, de alto rendimento - Geovana Romanzini Bezerra e Matheus Meneghel Borges - que se preparam para participar, no início de junho, do Open da Áustria, competição que pontua para o ranking internacional.

Natural de Laranjal do Jari, Amapá, Venilton vem de uma família com 17 irmãos. Começou no taekwondo aos 14 anos no Projeto Social "Nascidos para vencer, desistir jamais", com uma bolsa atleta do Ministério do Esporte, e mais tarde obteve o apoio do Programa de Incentivo ao Esporte Olímpico da Petrobras. Aos 17 anos, em 2013, entrou para a seleção brasileira adulta de taekwondo como reserva e, em 2014, já era titular. Com o treinador Bruno Igreja, Venilton foi medalha de bronze no Mundial de Taekwondo, na Rússia 2015, campeão do US Open 2015, medalha de bronze no Open do Egito 2015, medalha de ouro no Open da Turquia 2014, e medalha de bronze no Open Pan-Americano, no México, em 2014.

Carlos Bonone, coordenador da Vila Poliesportiva, a atleta Geovana Romanzini Bezerra, o reitor Evaldo Kuiava, o atleta olímpico Venilton Teixeira, o pró-reitor acadêmico, Marcelo Rossato, e o técnico da equipe ACTKD/UCS/Prefeitura de Caxias do Sul, Daniel Brisotto.

Na tarde desta quinta-feira (12), Venilton Teixeira e a atleta Geovana Romanzini Bezerra, acompanhados pelo técnico Daniel Brisotto e pelo coordenador da Vila Poliesportiva da UCS, Carlos Bonone, visitaram a Reitoria, onde foram recebidos pelo reitor Evaldo Kuiava e pelo pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato. A Universidade de Caxias do Sul, através do Programa UCS Olimpíadas incentiva a formação de atletas em modalidades olímpicas, realizando atividades voltadas para o esporte de formação, o esporte de alto nível, o esporte universitário e o esporte paralímpico para pessoas com deficiência.

Atualmente, a UCS apoia e incentiva a formação de atletas em 11 modalidades esportivas: atletismo, basquete, canoagem, basquete em cadeira de rodas, futebol, futsal, handebol, natação, natação paralímpica, taekwondo e voleibol.

Fotos: Claudia Velho.