Evento na UCS abordou as alternativas para a liderança na atualidade.

Como liderar diante dos desafios atuais? Em busca de respostas para essa questão, cerca de 300 pessoas participaram de debate na noite desta terça-feira (24), no auditório do Bloco J, no Campus-sede. A atividade integrou a programação do Avanti Serra, que tem apoio da Universidade.

Diante de um público atento, os painelistas explicitaram o conceito de liderança eficaz. Liderar é, antes de tudo, se importar com o outro, é valorizar os anseios e necessidades da coletividade. E em cenários de crise, como o que atinge a economia nacional atualmente, a liderança tem papel decisivo. A capacidade de analisar cenários de forma antecipada, e o poder de decisão são características inerentes aos líderes.

Luiz Parzianello é consultor, coach e especialista em Agile Management e Lean Business Analysis, metodologias desenhadas para acelerar resultados empresariais. Em sua explanação, analisou que os gestores, atualmente, precisam considerar o desenvolvimento e a evolução dos profissionais que estão sob sua liderança. Focar apenas em otimização de recursos ou qualidade de produtos é uma tática insuficiente. "O poder da liderança provoca transformações em uma organização. No entanto, essa liderança consolida-se pelo poder de influência sobre a equipe, e não pelo autoritarismo. Não há líder com visão individualista de gestão", explica.

E quais seriam as estratégias para as mulheres chegarem ao poder? A liderança feminina no mercado de negócios é evidenciada pelas estatísticas. No Brasil, 52% dos empreendedores são mulheres. Mileine Vargas, com mais de 20 anos de experiência na Indústria, onde há predominância masculina em cargos de gestão, acredita que as mulheres têm grande espaço em cargos de liderança em todos os segmentos do mercado. Para isso, é preciso considerar e valorizar os diferenciais da liderança delas. "Mulheres investem mais na formação profissional, em torno de 60% dos acadêmicos no Brasil são do sexo feminino. No entanto, ocupam menos cargos de gestão do que os homens. Um traço generalista das mulheres é que não têm o hábito de se autovalorizarem e, muitas vezes, de reconhecer as próprias capacidades profissionais. Esse é um exercício de mudança necessário", afirma. Mileine Vargas é mestranda em Educação e trainer em PNL (Programação Neurolinguística). Também é especialista em comportamento feminino. Além disso, é idealizadora de cursos de coach para mulheres.

Consultor e professor universitário, Jorge Audy também é autor dos livros SCRUM, Jogos e Toolbox 360º. Durante sua fala, ele traçou o perfil atual dos profissionais de áreas do conhecimento, que mesclam a técnica com a constante busca por conhecimento. O estímulo profissional, segundo ele, depende muito de empenho próprio. Dessa forma, o crescimento profissional individual leva ao desenvolvimento da organização.

O professor Enor Tonolli, coordenador executivo do TecnoUCS e um dos coordenadores do Programa StartUCS, destaca que a Universidade possui competência para o fomento de lideranças e do empreendedorismo na região, por meio do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação e do próprio StartUCS. Também participou do debate o Reitor da Universidade, professor Evaldo Antonio Kuiava.

Sobre o Avanti Serra
O Avanti Serra é uma iniciativa do Grupo RBS, UCS e ANC Urbanizadora que visa conectar pessoas de diferentes áreas, com interesses comuns, para compartilhar ideias, debater ações, oportunidades e novos conceitos capazes de impulsionar o empreendedorismo inovador.

Até o final do ano será realizado um ciclo de palestras sobre conceitos de inovação, painéis com empresários locais e organizados grupos de trabalho para envolver a comunidade regional na geração de novas ideias empreendedoras.

Foto: Claudia Velho