Programa UCS Olimpíadas

O Programa UCS Olimpíadas resultou de uma nova formatação do projeto UCS-Olimpíadas 2004, lançado pela Universidade em 1997, como parte das atividades comemorativas dos seus trinta anos de fundação. Sua implantação manifestou a opção da Universidade em abrir novos espaços de atuação no sentido de incrementar a prática esportiva como forma de estimular um estilo de vida mais saudável e ativo entre a população da sua região de abrangência.

A criação dos cursos de graduação em Fisioterapia e Nutrição, e de Especialização em Medicina do Esporte e do Exercício e Ciências do Esporte e da Saúde, assim como a criação, em 2001, do Instituto de Medicina do Esporte e Ciências Aplicadas ao Movimento Humano, também vieram somar-se às ações da Universidade, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, voltadas para os esportes, saúde e qualidade de vida da população.

Em 2006, o Programa UCS Olimpíadas passou a integrar a Vila Poliesportiva, unidade acadêmica com foco no ensino, na pesquisa e na extensão, no que se refere à area dos esportes e qualidade de vida.

Em sua essência, o Programa UCS Olimpíadas visa incentivar a formação de atletas em modalidades olímpicas, promovendo ações voltadas para: o esporte de formação, o esporte de alto nível, o esporte universitário, o esporte para atletas portadores de necessidades especiais. Como programa marcadamente extensionista, deve também alimentar, e alimentar-se, das atividades de ensino e de pesquisa desenvolvidas pela comunidade acadêmica.

Modalidades
O Programa abriga atividades em diversas modalidades esportivas, de categorias que vão do mirim ao adulto, nas quais estão envolvidos cerca de 1,4 mil atletas. As atividades do Programa também se constituem em campo de estágio para os acadêmicos de graduação e pós-graduação.

Modalidades Esportivas
Atletismo Basquete Basquete em Cadeira de Rodas Canoagem Futsal Handebol Natação
Natação Paraolímpica Taekwondo Voleibol